Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Os vencedores da edição de 2016 do Queer Lisboa

foto.jpg

 

O Queer Lisboa encerrou a 20ª edição este Sábado. Fica a saber quais foram os filmes distinguidos.

 

O Prémio para a Melhor Longa-Metragem desta edição do Queer Lisboa foi atribuído à longa-metragem “Antes O Tempo Não Acabava” (Brasil, 2015) de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, um prémio no valor de mil euros, atribuído pela Lufthansa. Segundo o júri, “o prémio de Melhor Longa-Metragem vai para 'Antes o Tempo Não Acabava' pela sua abordagem complexa do que um filme queer pode ser. O filme questiona de um ponto de vista sexual, geográfico, cultural, étnico e político e evite quaisquer estereótipos. O filme é bem-sucedido em criar uma estética cinematográfica muito interessante que combina documentário com ficção de uma forma pouco habitual de forma a permitir que as personagens se tornem os autores dos seus próprios retratos não convencionais. O filme demonstra, por isso, o que é sempre foram identidades: um processo sempre em mudança que surge de construções internas e externas”.
O Júri da Competição de Documentários entregou o Prémio de Melhor Documentário ao filme “Irrawaddy Mon Amour” (Itália, 2015), de Valeria Testagrossa, Nicola Grignani, Andrea Zambelli, um prémio no valor de três mil euros atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme neste canal. Segundo o júri, é “um filme que se constrói através de delicadeza e calma, levando-nos por um mundo singular; que nos traz uma comunidade que procura resistir num contexto social violento, organizando-se a partir da cooperação entre indivíduos, da amizade e do amor, recusando normas identitárias de género ou sexualidade. Este filme é composto por imagens de enorme beleza, um ritmo e uma poética em que conflito e harmonia se complementam, mostrando-nos um mundo onde nos apetece estar”.
O Júri da Competição de Curtas-Metragens decidiu atribuir o Prémio de Melhor Curta-Metragem ao filme “1992” (França, 2015), de Anthony Doncque, um prémio no valor de 1.500 euros  atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme neste canal.
Já o Júri da Competição In My Shorts deu o Prémio de Melhor Filme de Escola à curta-metragem “Children, Madonna and Child, Death and Transfiguration” (Portugal, 2016), de Ricardo Vieira Lisboa. “O prémio In My Shorts vai para Children, Madonna and Child, Death and Transfiguration, de Ricardo Vieira Lisboa, um filme que, utilizando imagens das curtas-metragens de Terence Davies, ousa criar uma linguagem distinta sobre uma narrativa tríptica e constrói o seu espaço cinematográfico próprio num universo queer”, defende o júri.
O Queer Lisboa 20 exibiu 114 filmes de 28 países. O festival regressa à capital portuguesa entre os dias 15 e 23 de Setembro de 2017.

 

Lista completa de vencedores:
Melhor Longa-Metragem: “Antes O Tempo Não Acabava” (Brasil, 2015) de Sérgio Andrade e Fábio Baldo
Melhor Actriz: Julia Lübbert, em “Rara” (Chile, 2016), de Pepa San Martín
Melhor Actor: Anderson Tikuna, em “Antes O Tempo Não Acabava” (Brasil, 2015)
Prémio do Público Longa-Metragem: “Rara” (Chile, 2016), de Pepa San Martín
Melhor Documentário: “Irrawaddy Mon Amour” (Itália, 2015), de Valeria Testagrossa, Nicola Grignani, Andrea Zambelli
Menção Especial do Júri: “Coming Out” (EUA, 2015), de Alden Peters
Prémio do Público Documentário: “Waiting for B.” (Brasil, 2015), de Paulo César Toledo e Abigail Spindel
Melhor Curta-Metragem: “1992” (França, 2015), de Anthony Doncque
Menção Especial do Júri: “Como En Arcadia” (Espanha, 2015), de Jordi Estrada
Prémio do Público Curta-Metragem: “Pink Boy” (EUA, 2015), de Erick Rockey
Prémio Melhor Curta-Metragem de Escola: “Children, Madonna and Child, Death and Transfiguration” (Portugal, 2016), de Ricardo Vieira Lisboa
Menção Especial do Júri Curta-Metragem de Escola: “Climax” (Suíça, 2015), de Fulvio Balmer Rebullida, e La Tana (Itália, 2015), de Lorenzo Caproni
Melhor Filme Queer Art: “A Paixão de JL” (Brasil, 2015), de Carlos Nader
Menção Especial do Júri Queer Art: “Trilogie de nos vies défaites” (França, Holanda, Bélgica, 2016), de Vincent Dieutre