Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

LGBTI+: Política patriótica e de esquerda – Soluções para um Portugal com futuro segundo a CDU

Postal com Tipografia para Feliz Aniversário (8).jpg

No quadro das eleições legislativas de 10 de Março de 2024, a Coligação Democrática Unitária, formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), apresenta o programa eleitoral da PCP, coligação que se apresenta como tomando “a força dos Valores de Abril” (p. 4) e apontando os mesmos para o futuro de Portugal, afirmando que um Portugal com futuro encontra respostas na Constituição “para mudar de política, dar vida e retomar Abril” (p. 4), oferecendo uma política patriótica e de esquerda.

“Direitos LGBT não destroem famílias. O preconceito sim”: José Gusmão leva Estratégia Europeia para a Igualdade LGBTQI+ ao Parlamento Europeu

josé gusmão

Na passada quinta-feira, dia 8 de Fevereiro, foi votado e adoptado o Relatório de Implementação da “Estratégia Europeia para a Igualdade LGBTQI 2020-2025” do Parlamento Europeu.

 

Grécia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

grécia gay

O parlamento grego aprovou hoje a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Uma vitória política sobre o peso e a resistência da influente Igreja Ortodoxa da Grécia. Dos 254 deputados gregos, 176 votaram a favor, 76 votaram contra e 44 abstiveram-se.

 

LGBTI+: Um olhar sobre o programa eleitoral da Aliança Democrática (AD)

Postal com Tipografia para Feliz Aniversário (6).jpg

A Aliança Democrática (AD) resultou de um acordo de coligação entre o Partido Social Democrata (PSD), o CDS-Partido Popular (CDS-PP) e do Partido Popular Monárquico (PPM), contando igualmente com um conjunto de personalidades independentes. Formada para concorrer às próximas eleições legislativas e europeias, a coligação de centro-direita afirma como seu objectivo “superar e vencer este ciclo de oito anos de governação socialista” (Acordo de Coligação, p. 1).

Municípios portugueses e (Des)Igualdade de Género

portugal enind 2030

A desigualdade de género e a discriminação têm um impacto profundamente negativo em todos os níveis da sociedade: Quando as mulheres e pessoas de género não-binário enfrentam barreiras injustas no acesso à educação, emprego, saúde e participação política, toda a comunidade sofre. A desigualdade de género não viola apenas os direitos humanos fundamentais, mas também limita o potencial económico e social da sociedade. Além disso, a discriminação com base no género perpetua estereótipos e contribui para um ambiente de desigualdade e exclusão. Enfrentar essas questões não é apenas uma questão de justiça, mas também uma necessidade para promover o desenvolvimento sustentável e garantir um futuro equitativo para todas as pessoas.

 

 

Eleições Legislativas 2024: os programas políticos e as pessoas LGBTI+

Postal com Tipografia para Feliz Aniversário (3) (1).jpg

Votar de forma informada nas  próximas Eleições Legislativas de 10 de Março é decisivo para o nosso bem-estar e salvaguarda de direitos já adquiridos e que protegem as pessoas LGBTI+. 

Subscreve a nova newsletter do dezanove.pt

newsletter dezanovept.jpg

Nos últimos quase 14 anos o site dezanove.pt publicou mais de 6500 artigos sobre a actualidade LGBTI+ em Portugal e no mundo.  De pequenos projectos, a activistas anónimos, de entrevistas a reportagens, de críticas a filmes e livros, de marchas a festas do orgulho, da cultura queer a revelações em primeira mão, está tudo no site e também nas nossas redes sociais.

Carnaval cor de Rosa, pela vida na cidade, contra a gentrificação

vc.jpg

O Bloco da Colombina Clandestina saiu mais uma vez à rua para agregar os cidadão de Lisboa em torno da folia do Carnaval. Neste ano de 2024 a cor escolhida pelo grupo foi cor-de-rosa. Cantou-se, dançou-se e gritou-se contra a gentrificação da cidade e por Keyla Brasil. A Câmara Municipal e o seu executivo não queriam que os Blocos saíssem, escudando-se num conjunto de burocracias e leis que escondem políticas de reserva em relação aos migrantes e aos que fazem cidade. Mas os foliões saíram à rua, todos com um sorriso no rosto, a acompanhar a bateria gentil da Colombina Clandestina. 

As melhores cidades para a comunidade LGBTQ

Love is never wrong

Pride Flags©daniel james_Unsplash

O Pride Month chega novamente ao mundo no próximo mês de Junho, quando pessoas de todas as nações celebram ser LGBTQ com orgulho. A sigla LGBTQIA, às vezes com a adição de outras letras, vem do inglês e significa "Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer, Intersex e Asexual". O termo surgiu originalmente de um movimento colectivo para combater a discriminação contra a orientação sexual e a identidade de género. Esta questão continua até hoje em alguns países onde a orientação sexual pelo mesmo sexo ainda é, por vezes, discriminada.

 

Prémios dezanove: Os melhores e os piores de 2023

Prémios dezanove: Os melhores e os piores de 2023

Escolhemos os melhores e os piores do ano de 2023. Quem protagonizou as histórias e os acontecimentos marcaram os Direitos LGBTIQA+ em Portugal e no mundo? Ao longo do último ano foram publicadas centenas de artigos, posts e comentários no nosso site e nas redes sociais. A actualidade da comunidade LGBTIQA+ está aqui diariamente. Estas são as nossas escolhas da 14ª edição dos Prémios do site dezanove.pt:

"Se não és lésbica, como é que te chamas?" de Alice Azevedo em cena no TBA

lésbicas tba

A peça "Se não és lésbica, como é que te chamas?" de Alice Azevedo estará em cena entre 21 e 24 de Fevereiro às 19h30 na Sala Principal do Teatro do Bairro Alto, em Lisboa.