Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Do zero: Rosa e Raquel - pão com amor a partir do Alentejo

rosa e raquel do zero pão alentejo.jpg

Ela chama-se Rosa e ela chama-se Raquel, são brasileiras e vivem num monte, na zona do Cercal. Vendem pão, queijo e tartinhas deliciosas, recorrendo a produtos biológicos, que saem do chão alentejano. Apresentam-se como um casal «queer» e são apaixonadas pela vida que levam, ligadas aos animais da sua quinta e às delícias que produzem.

 

 

Sombras Andantes no Museu do Aljube - Resistência e Liberdade 

sombras andantes

No ano em que celebramos pela primeira vez na história de Portugal mais dias vividos em  liberdade do que em ditadura, em que celebramos os 40 anos da descriminalização da  homossexualidade e quatro anos desde a consagração legal da autodeterminação de género,  o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade oferece a par da exposição temporária “Adeus  Pátria e Família”, o espetáculo de André Murraças, Sombras Andantes sobre a relação do  Estado Novo com os homossexuais. 

 

 

Intersecções: um evento sobre música e género

Cartaz (post instagram).jpg

No 4° Simpósio NEGEM – Intersecções serão abordados temas de Filipe Sambado, Rodrigo Vaiapraia, Arca, Lil Nas X, actuações de drag queen, festivais e espaços nocturnos frequentados ou voltados para pessoas LGBTI, entre outros assuntos. Este evento decorrerá em Lisboa, mas também podes assistir via Zoom.

 

 

Activistas exigem maior acesso às vacinas contra o vírus Monkeypox

Monkeypox: Organizações da Sociedade Civil enviam apelo ao Ministério da Saúde, DGS e INFARMED

monkeypox portugal

25 associações de defesa dos direitos das pessoas LGBTI+, pessoas trabalhadoras do sexo, associações dedicadas à saúde pública entre grupos de pessoas vulneráveis, à saúde reprodutiva e sexual e à prevenção e tratamento de IST’s, e associações feministas, assinam hoje uma carta endereçada ao Ministério da Saúde, à Direcção Geral de Saúde e ao INFARMED, a apelar a uma acção célere e eficaz na contenção do vírus da Monkeypox, presente em Portugal desde Junho de 2022.
 
 

Esposende e São João da Madeira celebraram com Orgulho o fim-de-semana

orgulho lgbt esposende

Enquanto em Belgrado 64 contra-manifestantes eram detidos por perturbarem a ordem durante a Marcha do Europride, que mesmo apesar da proibição da mesma reuniu bastantes activistas LGBTI europeus, em Portugal decorriam duas marchas do Orgulho LGBTI+: Em Esposende e em São João da Madeira. 

 

“O quarto de Giovanni” obriga-nos a encarar cada (re)canto da própria identidade e o que acontece quando não se toma as rédeas da vida

o quarto de giovanni

“O quarto de Giovanni” é o segundo romance de James Baldwin, uma obra de culto e um clássico da literatura que moldou o nosso mundo, mas sobretudo o da comunidade LGBTQI+ - pela representatividade, por dar voz às lutas endémicas, à comunidade e por obrigar a encarar cada (re)canto da própria identidade e o que acontece quando não se toma as rédeas da vida.

 

 

"Proibição do EuroPride demonstra fracasso da liderança sérvia"

europride belgrade

A EPOA (Associação Europeia de Organizadores do Orgulho LGBT) emitiu um comunicado após o anúncio de que a marcha EuroPride prevista para este sábado foi proibida. Os organizadores do  Pride de Belgrado disseram que apresentarão uma queixa formal à polícia para tentar anular a decisão.

 

 

Cláudia Varejão conquista prémio em Veneza com "Lobo e Cão"

o lobo e o cão

A realizadora Cláudia Varejão apresentou o seu mais recente filme em estreia mundial no 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza. A realizadora conquistou o prémio principal da competição "Dias dos Autores", paralela ao Festival Internacional de Cinema de Veneza, anunciou o juri.