Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Faleceu Eduarda Alice Santos, histórica activista trans em Portugal

Eduarda Alice Santos

A histórica activista de defesa das pessoas trans em Portugal faleceu hoje devido a complicações de saúde. A informação foi adiantada por amigos próximos.

 

Transfake. Invasão de palco no Teatro São Luiz durante a peça "Tudo sobre a minha mãe". Teatro do Vão reconhece erro no casting e promete melhorar no futuro

Transfake Keyla Brasil Teatro São Luiz

Uma invasão de palco esta quinta-feira durante a peça "Tudo sobre a minha mãe" encenada por Daniel Gorjão levou a mesma a ser interrompida. Em causa está uma acusação de transfake à produção da peça baseada no icónico filme de Pedro Almodóvar.

 

600 casos de homens vítimas de abusos sexuais pediram ajuda à Quebrar o Silêncio

quebrar o silencio abuso sexual

A Quebrar o Silêncio voltou a registar um aumento nos pedidos de ajuda e nos seis anos de existência contabilizou cerca de 600 casos de homens vítimas de abusos sexuais. A associação celebra o seu sexto aniversário hoje, 19 de Janeiro, e para assinalar a data apresenta novos dados. Em 2022, 127 homens e rapazes vítimas de abuso sexual procuraram a associação, com uma média de 10,5 novos casos por mês. Janeiro e Setembro foram os meses com a maior procura, tendo a associação registado 18 novos pedidos em cada um destes meses.

 

Both sides now

gay trintão

A canção da Joni Mitchell que serve de título a esta crónica, é muito provavelmente, uma das canções mais bonitas alguma vez escritas por alguém. É uma celebração daquela maturidade agridoce que vem com o envelhecer e da capacidade de olhar para as coisas com outros olhos ou de ver ambos os lados de uma mesma moeda.

 

 

Estas são as 5 principais tendências sexuais para 2023

Megwyn-White Satisfyer

Megwyn White, Directora de Educação da Satisfyer e sexóloga clínica, aponta as tendências que podemos esperar para este ano.
Janeiro é um mês de mudanças e reflexões. O começo de um novo ano convida-nos a olhar para trás e analisar o que funcionou e o que não correu tão bem, com o objectivo de prever o que os próximos meses podem trazer. 
Quando se trata de relações e bem-estar sexual, sexo sensorial, brinquedos sexuais que se podem usar (que são invisíveis em outfits do dia-a-dia), e novas formas de desfrutar de sexo anal têm sido algumas das tendências de 2022, mas quais serão as tendências de 2023? 
 

"Recordações da Minha Inexistência: Memórias" de Rebecca Solnit 

livro recordações da minha existência

Certo dia, muito tempo atrás, olhei para mim mesma de frente num espelho de corpo inteiro e vi  minha imagem escurecer e ficar nebulosa e então recuar, como se eu estivesse desaparecendo do  mundo, e não afastando aquilo da minha mente.” (P.9:2021) 

 

 

"Mórmon nunca mais"

lesbian mormon love story

Um documentário lançado pelos estúdios ABC, disponível na Disney+, acompanha a vida de Lena e Sal, duas mulheres com quatro e três crianças, respectivamente, fruto de casamentos anteriores, com homens que também pertenciam à igreja mórmon. Depois de se conhecerem, perceberam que nunca tinham questionado a sua orientação sexual e que existia uma reciprocidade na atracção que sentiam.

 

Abuso sexual de homens que têm sexo com homens

ANGELO FERNANDES quebrar silencio

Os homens e rapazes também são vítimas de violência sexual — sobre isso não há dúvidas. Sabemos que um em cada seis homens é vítima de alguma forma de abuso sexual antes dos 18 anos. Também sabemos que o abuso não está relacionado com a orientação sexual das vítimas (ou de quem abusa). Ou seja, os homens vitimados podem ser heterossexuais, homossexuais, bissexuais ou pansexuais. No entanto, há especificidades para cada um destes grupos de homens e na Quebrar o Silêncio somos sensíveis às questões relacionadas com o abuso sexual de homens que têm sexo com homens (HSH).

 

 

Noite de Reis, uma comédia sobre o amor para ver em Lisboa, Coimbra e Loulé

noite de reis

William Shakespeare está a chegar! De 26 de Janeiro a 19 de Março de 2023, no Teatro da Trindade, em Lisboa, exibe-se uma peça cuja a dramaturgia e encenação conta com a direção de Ricardo Neves-Neves. Com uma equipa extensa e delicada, a peça também será exibida em Coimbra e Loulé, nos dia 15 e 16 de Abril e 9 e 10 de Setembro, respectivamente.

 

 

Museu Lusófono da Diversidade Sexual inaugura com exposição virtual sobre Angola no Google Arts & Culture

queer angola

No mês da Consciência Negra a exposição “Queer Angola” inaugura o Museu Lusófono da Diversidade Sexual tendo como foco o combate à discriminação contra pessoas LGBT

 

 

Este dia na História: em 1902 nasce Maria Henriqueta, «fruto do amor» de Elisa e Marcela

elisa e marcela henriqueta

A citação do título é do Jornal de Notícias, o periódico que mais atentamente acompanhou o caso das duas espanholas unidas no célebre “casamento sem homem”, em 1901. Recentemente, foi descoberto no Arquivo Distrital do Porto o documento que comprova o nascimento de Maria Henriqueta, filha de «pai incógnito», mas, afinal, do amor de Elisa e Marcela.

 

 

Novo livro: "Desafiar o género. O transgénero na literatura infantil"

desafiar o género livro

A diversidade de género ocupa um lugar cada vez mais relevante no espaço público, muitas vezes devido a controvérsias que sobem de tom quando se referem à identidade das crianças. Encarando o assunto com rigor e sem reservas, o livro "Desafiar o género. O transgénero na literatura infantil" é, acima de tudo, um desafio às conceções tradicionais e normativas de género, tendo como mote a análise das representações do transgénero na literatura infantil.