Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A Jacques e a queerização das ruas do Império 

jacques costa

Ora bem, temos o saber e temos o poder. Um não existe sem o outro. O saber é um emaranhado de teias tecidas por diversos actores das mais variadíssimas áreas e tem como função validar conceitos e legitimar comportamentos, estabelecendo, assim, quais os ingredientes ao dispor do humano pensante para que este possa formular as novas verdades que chegam em catadupa e que vão regendo a vida dos povos; esclareça-se que, muito embora a verdade, socialmente produzida e reproduzida, não seja sempre propriamente científica, porque não foi directamente formulada por agentes científicos, aquilo que permitiu que a ela se chegasse, os tais ingredientes ao dispor do humano pensante, é científico, no aspecto em que emergiram das verdades autorizadas e postas a circular pelos círculos de sabedores que exercem ciência.

 

Bia Ferreira estreia-se a cantar rap no MusicBox: A Tecnologia Afecto como forma de luta

bia ferreira

No início da noite, foi Umafricana que esteve a cargo, com propostas de DJing de swing africano. A sala do Musicbox foi se enchendo para mais um concerto de Bia Ferreira. As conversas eram preenchidas pela vontade de ver a estreia da cantora brasileira, fundadora da igreja “Lesbiteriana”, no rap (sigla das palavras inglesas "rhythm and poetry"). 

“Vidas trans em segurança, até mesmo na infância”: pelo segundo ano, a Marcha da Visibilidade Trans percorreu as ruas do Porto

Marcha Trans

Apesar do mau tempo, mais de cem pessoas exigiram «segurança, bem-estar e saúde, para todas as pessoas trans, até mesmo na infância!», na véspera do dia em que, pela primeira vez no país, se assinala a visibilidade das pessoas trans. O ponto de encontro foi marcado para o Jardim Paulo Vallada, com o percurso a terminar na praça D. João I.

 

 

Pessoas não-binárias existem. E merecem ser respeitades!

jf.png

Num episódio recente que espelha as contínuas lutas contra o preconceito enraizado na sociedade, Cristina Ferreira, uma figura pública de renome em Portugal, tomou uma posição controversa ao recusar-se a reconhecer a identidade de género de Jacques Costa, uma pessoa não-binária, optando por usar o pronome masculino "ele" em detrimento do feminino "ela", ou dos pronomes neutros que seriam os mais apropriados para respeitar a identidade de Jacques.

Passatempo: Sons de Liberdade - Músicas e Memórias do 25 de Abril no Teatro Tivoli BBVA

 sons da liberdade

No ano em que o icónico Teatro Tivoli BBVA celebra o seu centenário, este emblemático espaço cultural abraça as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril apresentando uma trilogia de concertos singulares que nos remetem para o repertório de artistas que usaram a sua voz para cantar a liberdade, tendo como veículo a interpretação de artistas filhos de um Portugal já sem ditadura.

 

"A Mulher Não é Inferior ao Homem"

livro a mulher não é inferior ao homem

“Se cada homem tornasse público aquilo que pensa sobre o nosso sexo, a opinião de que fomos criadas apenas para seu uso seria unânime, de que servimos apenas para gerar e zelar pelos filhos nos primeiros anos de vida, para tratar dos assuntos da casa e para obedecer, servir e satisfazer os nossos senhores, ou seja, eles mesmos, naturalmente.”  Sophia, A Mulher Não é Inferior ao Homem (Ideias de Ler, 2024)

 

 

Entrevista a Lola Bunny: "Drag é sempre uma arte activista!"

lola bunny

Sasha Velour actua em Portugal no próximo dia 9 de Abril. Mas o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, não vai apenas receber Sasha. Também Lola Bunny, que brilha nos palcos do Trumps regularmente, vai lá estar. Fomos falar com a estrela portuguesa e perceber o que tem a dizer sobre o ícone com quem vai partilhar o palco.

10 anos a esQrever sobre notícias, cultura e opinião LGBTI+

esqrever

O blogue português esQrever, dedicado às temáticas LGBTI e de género, completou dez anos de actividade no dia 24 de Março. O projecto colaborativo conta também com o podcast “Dar Voz A esQrever”, dinamizado por Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves.

 

Maternidade Partilhada - Método ROPA

@marcialimasoares

Num conjunto de experiências a partir de 2013, julgo ter passado por quase tudo, no que diz respeito a tratamentos de fertilidade. Além de todas as análises ao sangue, ecografias, citologias e a mal-afamada histerossalpingografia (para verificar a permeabilidade das trompas), passei por duas inseminações falhadas (feitas na Clínica IVI – Sevilha).