A campanha que está a dar que falar na Universidade de Coimbra

A Lista R que concorreu à Associação Académica de Coimbra (AAC) ficou em terceiro lugar nas eleições que decorreram no final do ano passado, mas a sua mais recente campanha está a dar que falar, tanto em Portugal como no Brasil.
O grupo de estudantes portugueses e brasileiros que compunham a lista pretende, mesmo não tendo ganho as eleições, lutar contra todas as formas de discriminação na Universidade de Coimbra (xenofobia, machismo, homofobia e racismo). Para isso foram criados um conjunto de cartazes, divulgados através do Facebook, com mensagens de denúncia baseados em relatos ou testemunhos reais. Nos últimos dias, a campanha foi até notícia no jornal O Globo no Brasil, para além de outras publicações online do outro lado do Atlântico.
Nesses cartazes podem ler-se mensagens como “Os brasileiros e os pretos deviam todos morrer” (originalmente escrita numa carteira da Faculdade de Letras), “Mas você é brasileira” (ouvido por uma estudante quando recusou uma investida sexual) ou “Fui 'convidado' a me retirar do Rock Planet por beijar outro homem”. A Reitoria da Universidade de Coimbra já afirmou que a iniciativa não se justifica e alega que alguns dos cartazes contêm denúncias falsas.