A dupla de fotógrafos portugueses que tens de conhecer
A lista de prémios dos artistas madeirenses DdiArte, Zé Diogo e Diamantino Jesus, é já longa. Desta vez integraram a equipa de fotógrafos portugueses que participou no Japão na World Photographic Cup 2017, em que a equipa nacional foi considerada a melhor do mundo. Estavam a concurso 25 selecções de profissionais de imagem.
A dupla já ganhou dezenas de prémios em festivais de fotografia em Los Angeles, Paris, Hungria, Varna, Moscovo, Qatar, Londres ou Nova Iorque. Receberam ainda da autarquia do Funchal uma medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro. No entanto, parecem ser daqueles casos de criadores portugueses mais reconhecidos lá fora do que em território nacional – com excepção da Madeira.
Mas quem são eles, afinal? Diamantino Jesus nasceu em Fevereiro de 1969, na ilha da Madeira. Licenciou-se em Arte e Design pela Universidade da Madeira e foi estudar Restauro em Pamplona, Espanha. Zé Diogo nasceu três anos antes também na Madeira, tendo-se licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa. Em 1999 criaram a DDiArte, que se dedicava à pintura, realizando exposições colectivas e individuais, assim como pinturas da sua autoria em tectos de igrejas. Em 2003, surgiu o interesse pela fotografia digital, que os levou a criarem peças premiadas a nível internacional. Têm trabalhado para publicidade, várias marcas e projectos comerciais. É deles, por exemplo, a autoria dos painéis que dominam a decoração da discoteca Trumps, em Lisboa. Têm ainda um longo porfólio de trabalhos mais artísticos. Em comum aos seus trabalhos a linguagem barroca e sensualidade/sexualidade explícita, onde não faltam elementos homo-eróticos.
Publicidade: