Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A Equipa Espacial, de Bruno Magina e a desmistificação do bullying

a equipa espacial

A Equipa Espacial é a nova obra infantil de Bruno Magina, autor d’A Vila das Cores, e ilustrado por Carolina Figueira. A história segue um trio de alunos (Nuno, Luís e João) que se vê obrigado a confrontar a forma como tratam os colegas quando têm de adicionar um membro à sua equipa desportiva. Com a ajuda do misterioso Nolsen, aprendem a lidar com as emoções de forma saudável, em especial na relação com as raparigas da turma. 

 

O bullying é uma realidade omnipresente para quem tem idade escolar, quer por envolvimento próprio, quer enquanto espectador. Sabemos que as consequências psicológicas de sofrer de bullying podem ser duradoras, pelo que todas as tentativas de o combater são poucas!   

Nesta história infantil, não só é feita uma reeducação para minimizar a ocorrência de bullying, como é focada a importância da expressão saudável de emoções entre rapazes. É assim mais um passo na construção da masculinidade do futuro através de uma narrativa que dá espaço a rapazes para existirem em toda a sua complexidade.

Entretenimento que ensina, sem cair em moralismos excessivos, A Equipa Espacial é uma óptima escolha para dar a ler a crianças pequenas e assim cultivar a empatia por todos.

 

Cláudia Almeida