A European Summer Closing Pride fecha o Orgulho em Benidorm
Realizado no final do Verão, o “Benidorm Pride Festival” - denominado como “European Summer Closing Pride” - é o último evento de verão do calendário LGBT e um dos mais bem-sucedidos da Europa, com pessoas de todo o mundo a viverem esta experiência única na cidade conhecida como a “Nova Iorque do Mediterrâneo”.
Desde o seu início, em 2011, com uma participação de apenas alguns milhares de frequentadores assíduos de Benidorm, este evento tem vindo a ganhar força e conta já com a participação de mais de 20 mil pessoas todos os anos. Com uma “gay village” acolhedora, situada dentro das estreitas e pitorescas ruas do centro histórico - chamado localmente como “El Casco Antiguo” ou “Old Town” -, esta jóia da Costa Blanca é a anfitriã, durante a primeira semana de Setembro, deste imperdível evento. São sete dias incríveis de festas com muita animação e uma programação internacional de drag queens, artistas de tributo e dj’s. A diversão é a chave que garante aos visitantes uma experiência inesquecível, regressando a sua maioria ano após ano.
Apesar da maioria dos eventos se realizarem na “gay village”, o programa é muito variado. O ambiente festivo começa a sentir-se no fim-de-semana que antecede o evento. Mas é na segunda-feira que começam as festas e noites temáticas nos movimentados bares da zona gay. São cerca de meia centena de bares, discotecas, restaurantes e hotéis, todos a poucos passos uns dos outros, dando a oportunidade aos visitantes de se misturarem e socializarem com os locais. Nos dias seguintes, há muitos eventos para explorar. De edição para edição, as festas temáticas vão mudando assim como os locais que as recebem, garantindo dessa forma que há sempre novidades para surpreender o público assíduo. Mas há duas festas que se mantém em cartaz todos os anos. São elas a “White Party”, incentivando todos a dançarem com sua melhor roupa branca ao som dos melhores “hits” e a “Pool Party”, com apresentações de voz ao vivo de drag queens. Sábado é o dia mais esperado, é dia de “Pride Parade” e de “Main Stage”. Com dezenas de milhares de pessoas a participar com os seus trajes extravagantes e ousados, o desfile começa em Racó de l’Oix, serpenteia com os carros alegóricos pela Platja Llevant e termina no Parc de L’Aigüera, onde no Auditório Julio Iglesias, os participantes se divertem com as melhores apresentações drag e ao som dos melhores dj’s no palco principal. Mas a noite não termina aqui! A festa segue para a Discoteca Penelope até ao amanhecer. Ninguém fica desapontado, pois a atmosfera é incrível e todos participam na festa. No domingo, o evento despede-se com a habitual “Closing Party”, variando de local de ano para ano, tendo passado já por locais icónicos como a Av. de Bilbao ou Benidorm Palace ou ainda o Anfiteatro Oscar Esplá.
Este ano, a “European Sumer Closing Pride” realiza-se entre os dias 2 e 8 de Setembro. Ao momento, está confirmado o dia e o hotel que organizará a “Pool Party”. Será quinta-feira, dia 5, no Marina Resort Benidorm. A “Pride Parade” e o “Main Stage” acontecerão sábado, dia 7, com início às 17h e 19h, respectivamente. As restantes festas e temáticas estão ainda com data e local a confirmar. Garantido está a animação diária oferecida pelos bares da “gay village”.
Filipe M. A. Caldas de Matos