Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A incrível história de Colette (com vídeo)

colette.jpg

“Colette” chega aos cinemas portugueses a 13 de Dezembro, contando a história da mais importante escritora francesa do século XIX, em busca da sua liberdade e da sua afirmação artística.

Após casar com o escritor e editor Willy (Dominic West), Sidonie-Gabrielle Colette (Keira Knightley) troca a vida bucólica do campo pelas ruas e salões de Paris do final do século XIX e emerge no mundo intelectual, literário e artístico do seu marido.

Colette torna-se numa escritora-fantasma de Willy, redigindo romances autobiográficos sobre uma adolescente de 15 anos chamada Claudine, que rapidamente se tornam best-sellers. Génio do marketing, Willy usa a marca de Claudine para vender outros produtos, desde doces a sabonetes, no entanto, recusa-se a reconhecer a autoria da sua esposa, o que leva ao fim do casamento.

Colette inicia uma série de relações com mulheres, uma das quais com Mathilde de Morny ou “Missy”, uma aristocrata que desafia os padrões da época. 

Colette esforça-se por alcançar a sua liberdade e voz artística, vindo a tornando-se numa das figuras mais celebradas da literatura francesa, tendo escrito dezenas de livros. Colette seria nomeada para o Prémio Nobel da Literatura em 1948.

O filme “Colette” foi realizado por Wash Westmoreland.