Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A Livraria Aberta celebra o seu primeiro aniversário

A Livraria Aberta celebra o seu primeiro aniversário e convidando-nos para uma “reinauguração”

Livraria aberta porto

A livraria da rua do Paraíso, no Porto, abriu portas há um ano, a 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT+. A Aberta propõe-nos esta semana uma série de encontros em torno de livros, histórias e experiências queer. 

O primeiro aniversário celebra-se também como uma “reinauguração”. O espaço abriu em plena pandemia de Covid-19, o que naturalmente impossibilitou a realização de qualquer evento inaugural. Levantadas as restrições, os livreiros Paulo e Ricardo programaram para os próximos dias, sempre às 18h, várias sessões que são um convite a conhecer ou revisitar uma casa sempre aberta. O programa segue em baixo.

 

27/06 → 01/08

Isto não é uma aula

REFERÊNCIAS LGBTQ NA LITERATURA PORTUGUESA

Primeira série de um conjunto de sessões informais, moderadas pelo Paulo. Todas as segundas-feiras às 18h, de 27 de Junho a 1 de Agosto.

27 de Junho: 1870

4 de Julho: 1880

11 de Julho: 1890

18 de julho: 1900

25 de Julho: 1910

1 de Agosto: 1920

 

ter 28/06, 18h

REINAUGURAÇÃO!

A 28 de Junho de 2021, não houve inauguração: sujeitos a um número muito limitado de pessoas dentro da livraria, abrimos simplesmente a porta e começámos a trabalhar. Um ano depois, começamos do um, e convidamos os nossos amigos para um abraço e um brinde.

 

qua 29/06, 18h

Conversa

ONDE ESTÃO ES VELHES QUEERS?! / WHERE ARE THE OLD QUEERS?!

com Kate Rhoades

A artista visual Kate Rhoades (https://krhoades.com/https://krhoades.com/) passou o último mês em residência no Porto, com o objectivo pessoal de conhecer a população queer mais velha. Na véspera da sua partida de volta a casa, ela vem falar-nos do seu trabalho, do apagamento das vidas LGBT na terceira idade e, sobretudo, se percebeu onde encontrar as lésbicas do Porto.

 

qui 30/06, 18h

Conversa

A PRIMEIRA VEZ

de Odete e Regina Guimarães

É sempre inesperado, irrepetível, quando duas pessoas se encontram para falar pela primeira vez, seja porque não se conhecem, ou porque há muito tempo já não se encontravam, ou porque nunca falaram de determinado assunto. A primeira destas primeiras conversas junta Odete e Regina Guimarães.

 

sex 01/07, 18h

Leitura

INCONFORME

com Amândio Reis e Daniel Ferreira

Amândio e Daniel encontram-se no Porto para, nas suas palavras, “uma troca de leituras e interpretações mais ou menos queer de textos mais ou menos desviantes em relação a normas e expectativas que variam caso a caso”.

 

sáb 02/07, 18h

Inauguração da exposição

BOYS APPETITE

de Miguel Flor

“Boys Appetite é um ongoing project que utiliza os mais diversos suportes para sua apresentação e difusão. Boys Appetite desperta o desejo pelo sabor da juventude, o corpo masculino e as suas expressões mais espontâneas. Rapazes de costas, com a nuca, pescoço, ombros, busto e/ou axilas expostos. Boys Appetite nunca mostra as caras, contrariando as selfies que invadem hoje as redes sociais e capturando apenas áreas erógenas para com elas abrir o apetite dos espectadores. Boys Appetite é sutil, romântico e ao mesmo tempo explosivo, carnal, provocatório.”

 

Pedro Leitão