Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A propósito do Dia Contra a Homofobia 10 filmes de temática LGBT

 

pjimage (25).jpg

 

No dia em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia o canasl TVCIne 2 prepararou uma maratona de dez filmes com temática gay, lésbica e transgénero. Vários destes filmes já estiveram em destaque no dezanove.pt.

 

1. O Especial Dia Internacional Contra a Homofobia começa às 7h30 no TVCine 2 com “Vestidos à Medida” (2016), de Jason Benjamin, com produção de Lena Dunham e Jenni Konner. O documentário leva-nos até à Bindle & Keep, um serviço de alfaiate de Brooklyn, em Nova Iorque, especializado na comunidade transgender e naqueles que não se reveem no estereotipo masculino/feminino ou não encontram no mercado o corte perfeito para o seu corpo. Em “Vestidos à Medida” seguimos histórias únicas, como o homem transgénero que procura um fato para o seu casamento, uma taxista de Nova Iorque que não encontra roupa na qual se sinta confortável para o seu aniversário, um estudante de Direito que não consegue escolher a roupa perfeita para as entrevistas de emprego ou ainda um jovem rapaz de 12 anos, transgénero, em preparação para o Bar Mitzvah.

 

2. Segue-se às 8h50 “O Casamento de Jenny” (2015), de Mary Agnes Donoghue. O filme conta a história de Jenny Farrell (Katherine Heigl), que aos olhos da família é uma menina exemplar e convencional. Mas um dia Jenny anuncia à família que se vai casar… com outra mulher, o que é não é bem aceite pelos Farrell.

 

3. “Looking: O Filme” (2016), de Andrew Haigh, chega às 10h30. Trata-se da conclusão da série da HBO que durante duas temporadas contou as histórias de amor, ódio e ciúme de um grupo de homens gay de São Francisco, os seus desafios profissionais e pessoais. Patrick (Jonathan Groff) está de volta à cidade depois de quase um ano fora e vai ser confrontado com os seus dois ex-namorados, Richie (Raúl Castillo) e Kevin (Russell Tovey), com o futuro por decidir.

 

4. O Especial da TVCine 2 continua às 12h com “Freeheld - Amor e Justiça” (2015), de Peter Sollett, baseado em factos verídicos. Esta é a história da agente da polícia Laurel Hester (Julianne Moore) e da sua namorada Stacie (Ellen Page). Laurel é diagnosticada com um cancro terminal e que garantir que Stacie tem direito à herança quando morrer, como qualquer cônjuge numa relação heterossexual. No entanto não é isso que a lei diz em 2005, época a que se reporta o caso.

 

5. Um dos mais belos filmes de 2015, “Carol”, de Todd Haynes, conta a relação de duas mulheres na década de 1950 em Nova Iorque, de uma forma subtil e sublime. Carol Aird (Cate Blanchett), uma elegante mulher da sociedade, e Therese Belivet (Rooney Mara), uma jovem aspirante a fotógrafa, conhecem-se na loja onde Therese trabalha. Carol vive um casamento de fachada e Therese está indecisa com o seu namoro. Entre as duas nasce uma atracção instantânea e Carol segue os obstáculos desta paixão. Carol é exibido às 13h45.

 

6. Como viver num corpo que não é o seu? Como é viver sem saber quem se é? Como é ser alguém que não existe mas que está lá sempre, que sempre esteve? Esta é a história de Einar/Lili (Eddie Redmayne, nomeado ao Óscar para Melhor Actor), inspirada em factos reais, sobre uma das primeiras mulheres transgénero, na Dinamarca dos anos de 1920. Tudo começou quando Einar posou como modelo feminino para a sua mulher, a pintora Gerda (Alicia Vikander, vencedora do Óscar para Melhor Actriz Secundária). “A Rapariga Dinamarquesa" (2015), de Tom Hooper, é exibido às 15h45.

 

7. Às 17h45 passa a comédia “In & Out – Dentro e Fora” (1997), de Frank Oz, sobre um professor que é desmascarado por um antigo aluno como sendo gay numa cerimónia de entrega dos Óscares, num discurso em direto para o mundo. Acontece que Howard (Kevin Kline) não só não é gay como está de casamento marcado… com uma mulher.

 

8. Um dos filmes de culto do cinema queer, “Festival Rocky de Terror” (1975), de Jim Sharman conta a história mirabolante de um casal de noivos que procura ajuda num castelo depois de o seu carro avariar. O que eles não sabem é que o castelo está repleto de seres estranhos e que o dono da casa é um travesti extraterrestre. "Festival Rocky de Terror" é exibido às 19h20.

 

9. Segue-se às 22h outro musical, “Hedwig – a Origem do Amor” (2001), de John Cameron Mitchell, sobre uma transexual alemã que viaja pelos Estados Unidos com a sua banda de punk-rock e persegue o ex-namorado que alegadamente lhe roubou as músicas.

 

10. O Especial Dia Internacional Contra a Homofobia termina às 23h40 com “O Ornitólogo” (2016), de José Pedro Rodrigues, que venceu o Leopardo de Melhor Realizador no Festival de Locarno. Fernando (Paul Hamy) é um solitário ornitólogo que pretende observar as raras cegonhas negras. Fernando pega no seu caiaque e ruma a uma localização remota, num rio com rápidos, para poder encontrar o objecto do seu desejo. Depois de um acidente o ter deixado inconsciente, Fernando é resgatado por um grupo de excursionistas chinesas, que o avisam para os perigos daquela floresta dominada por estranhas entidades. Este filme foi eleito o melhor do ano pela equipa do dezanove.