Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A visibilidade gay em "Elite"

patrick e ivan elite.PNG

Este artigo contém spoilers!

Elite, a série espanhola de sucesso da Netflix, estreou a quinta temporada no passado mês de Abril. A nova temporada trouxe personagens novas e temas LGBT, com que os fãs da série já estão habituados a ver no colégio de Las Encinas.

Como anteriormente mencionado no dezanove.pt, Carloto Cotta veste o papel de Cruz, um famosíssimo futebolista estereotipado como o típico “macho alfa”, que organiza festas com muitas mulheres para se poder divertir. Consigo veio o seu filho Iván, protagonizado por André Lamoglia, que não acha muita graça à vida que o pai leva, uma vez que um dos desejos do rapaz era ter uma vida normal de pai e filho.
Iván capta a atenção de Patrick (Manu Rios), que na quarta temporada teve um caso com o casal Omar e Ander, e vão-se conhecendo. Neste processo, reparamos na fluidez de Iván que, apesar de afirmar que não é homossexual, tem comportamentos íntimos com Patrick no meio de uma das festas de Cruz, beija Ari, irmã de Patrick, e Samuel, namorado de Ari, noutra festa.
No entanto, quando Iván percebe que os seus sentimentos por Patrick estão a ganhar alguma dimensão, Cruz diz-lhe que isso “são coisas de jovens” e que ele devia ficar com uma rapariga. Aqui entende-se, em primeiro lugar, o preconceito sobre uma relação homossexual vindo por parte de um familiar, mas, por outro lado, o medo de perder uma pessoa que o faz realmente ser ele mesmo, uma vez que Cruz e Patrick também têm um caso.
É importante salientar o episódio cinco, onde Iván tem a sua primeira relação sexual com um homem, Patrick, que foi representada de forma tão terna e amorosa que nenhum fã de Elite não se tenha derretido.
Assim, Elite brinda-nos com um triângulo amoroso entre um pai, o seu filho e um colega de turma que vão descobrindo o que os atrai, quem eles são verdadeiramente e começam a eliminar crenças preconceituosas que antes tinham, tudo com naturalidade de forma a que o espectador se possa conectar com o argumento.
Agora resta-nos esperar pela temporada seis, já confirmada, mas sem data prevista.

 

Rita Vagueiro de Oliveira

Foto: reprodução Netflix 

1 comentário

Comentar