Abraço abre centro comunitário de prevenção e detecção de IST no Porto
Já está em funcionamento no Porto o Centro Comunitário +Abraço.
Financiado pela Direcção Geral de Saúde este centro tem como principal objectivo a promoção e o acesso à prevenção primária e secundária da infecção por VIH/sida, hepatites víricas e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), garantindo o acesso atempado à informação, meios de prevenção, diagnóstico e cuidados de saúde especializados junto da população de homens que têm sexo com homens (HSH), no distrito do Porto.
O serviço prestado é anónimo, confidencial e gratuito, para o rastreio do VIH/sida, sífilis, hepatite B e C, gonorreia e clamídia. Há aconselhamento pré e pós-teste personalizado com vista à capacitação preventiva do risco de transmissão do VIH/sida e outras IST. É igualmente disponibilizado de forma gratuita de material de prevenção sexual (preservativos e gel lubrificante), e de material com informação sobre VIH/sida e IST. Outra missão é contribuir para o conhecimento epidemiológico da infecção pelo VIH/sida, hepatites víricas e outras IST por parte da população em geral.
Em território europeu, mais precisamente nos países que compõem a União Europeia, o sexo entre homens (HSH) é a forma de transmissão de VIH/sida mais frequentemente indicada no total dos casos diagnosticados, traduzindo-se em 39% dos novos casos diagnosticados. Portugal faz parte desta tendência recente do aumento do número absoluto e relativo de casos notificados referentes a HSH, bem como o decréscimo da idade mediana destes casos, inversa à tendência para as outras categorias de transmissão.
O centro está aberto na Rua Damião de Góis, nº 96, Fracção E, Porto e pode ser contactado por telefone e e-mail: 912 444 300 e centrocomunitario@abraco.pt.