Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Abuso sexual de homens que têm sexo com homens

ANGELO FERNANDES quebrar silencio

Os homens e rapazes também são vítimas de violência sexual — sobre isso não há dúvidas. Sabemos que um em cada seis homens é vítima de alguma forma de abuso sexual antes dos 18 anos. Também sabemos que o abuso não está relacionado com a orientação sexual das vítimas (ou de quem abusa). Ou seja, os homens vitimados podem ser heterossexuais, homossexuais, bissexuais ou pansexuais. No entanto, há especificidades para cada um destes grupos de homens e na Quebrar o Silêncio somos sensíveis às questões relacionadas com o abuso sexual de homens que têm sexo com homens (HSH).

 

De um modo geral os HSH que são abusados sexualmente tendem a não identificar este evento como violência sexual; e os que identificam acabam por não partilhar o que lhes aconteceu com receio de que não acreditem na sua história e de serem julgados por “se meterem a jeito”. Conclusão: muitos destes homens acabam por não procurar ajuda e por isso sofrem em silêncio. Vamos por partes.

 

Invisibilidade do abuso sexual entre HSH

Se a violência sexual ainda é um tema tabu, quando esta acontece entre homens que têm sexo com homens existem outros estigmas e preconceitos que promovem o silêncio das vítimas. Por exemplo, persiste a ideia errada de que entre HSH não pode haver abuso, pois “é assim que estes homens se relacionam sexualmente”. Além de errada, esta crença contribui para que o abuso sexual não seja identificado enquanto tal, nomeadamente se aconteceu no contexto de relações de intimidade. 

É preciso reconhecer que existe violência sexual entre homens que têm sexo com homens e que esta violência pode acontecer em vários contextos: relações de intimidade, namoro e casamento, dating e encontros amorosos ou casuais, cruising, experiências pontuais, sessões de chemsex, festas de sexo, saunas, clubes de sexo, apps de hookup, online, exploração sexual, trabalho sexual e prostituição. 

Para quebrar este manto de invisibilidade relativamente à violência sexual entre HSH, temos de falar abertamente e desconstruir os estigmas que assombram estes homens. Sabemos que em caso de vitimação, muitos destes homens temem serem recebidos com descrença e que não acreditem na sua história de abuso. Seja por parte de amigos e familiares ou por profissionais, o receio de que não vão acreditar nas suas palavras é uma realidade que remete estes homens para o silêncio e os impede de procurarem apoio. 

Na Quebrar o Silêncio, chegam-nos casos de HSH que partilharam a sua história de abuso com profissionais de saúde e psicologia e que receberam respostas desadequadas de desvalorização. Por exemplo, “São experiências normais entre homossexuais”, “Isso não é abuso, é você a experimentar diferentes dimensões da sua sexualidade” ou “Entre homens o abuso não tem assim tanta importância”. Pode parecer ficção, mas é a realidade que muitos HSH vítimas de violência sexual enfrentam. Por isso, é preciso clarificar que a violência sexual não é sexo e que não é uma experiência normal entre HSH. Temos de separar estas duas questões para não normalizar erradamente situações de abuso como se fossem experiências sexuais naturais de acontecer. Não são. Assim, é urgente reconhecer que não só existe violência sexual contra HSH como esta não é reconhecida como tal, passa despercebida e que isto impede que as vítimas peçam a ajuda de que necessitam.

 

Quebrar o Silêncio e procurar ajuda

Face a esta realidade, a Quebrar o Silêncio idealizou uma campanha específica para HSH. Criámos um guia que pode ser descarregado no link https://quebrarosilencio.pt/hsh para ajudar a identificar situações de violência sexual entre HSH e a facilitar a procura de apoio.

abuso sexual hsh

O guia aborda o que é a violência sexual, consentimento, as diferentes formas de abuso e em que situações e contextos podem acontecer, bem como o impacto e consequências desta forma de violência. No guia, é ainda possível conhecer quais os obstáculos à procura de apoio (como alguns dos exemplos que já abordei aqui neste texto), quais os direitos do homem vitimado e os serviços de apoio disponíveis.

Se ao ler o guia ou este texto se identificar com alguma das situações ou se tem dúvidas face ao que viveu, queremos que saiba que não está sozinho. Na Quebrar o Silêncio podemos ajudá-lo a compreender melhor o que aconteceu e a ultrapassar o impacto e as consequências do violência sexual. Independentemente das características do abuso ou daquilo que pode achar ter sido o seu envolvimento, não está sozinho. Sabemos que para um homem ou rapaz que foi vítima de violência sexual nem sempre é fácil compreender a sua história de abuso. É comum que tenha dúvidas sobre o  que se passou e sobre os seus próprios sentimentos. Pode marcar uma Sessão de Esclarecimento para apresentar as suas dúvidas, questões e receios. Muitos sobreviventes sentem que esta sessão lhes transmite segurança, pois sentem-se validados e ouvidos. Muitos compreendem que não estão sozinhos e que os seus sentimentos e questões são partilhadas por muitos outros homens. 

 

Contacte a Quebrar o Silêncio através da Linha de Apoio 910 846 589 ou do email apoio@quebrarosilencio.pt, estamos disponíveis para o receber. O apoio é gratuito e confidencial.

 

Ângelo Fernandes, Presidente da Associação Quebrar o Silêncio