Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Acesso Cultura lança curso sobre Linguagem inclusiva e neutra

linguagem inclusiva neutra

A Acesso Cultura celebra 10 anos de vida e está a promover um conjunto de cursos de capacitação, conferências e debates públicos. O dezanove.pt destaca o curso online sobre Linguagem inclusiva e neutra a realizar nos dias 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro, das 9h30-12h30, através da plataforma Zoom. O curso é ministrado por Marta Ramos e Andreo Gustavo.
Os desafios da comunicação fazem cada vez mais profissionais da cultura desejarem conhecer melhor os princípios e formas de implementação da linguagem inclusiva e da linguagem neutra. O que ambas pretendem é evitar o uso de uma linguagem que exclui e que promove ou reforça estereótipos.
Este curso de capacitação pretende ajudar a entender melhor o poder e impacto da linguagem que usamos, em especial para identidades “minoritárias” e grupos étnico-culturais não dominantes. "Iremos reflectir sobre preconceitos implícitos, estereótipos, discriminação múltipla, interseccionalidade e microagressões enquanto formas de exclusão. Vamos poder conhecer algumas boas práticas e e também praticar a linguagem neutra e inclusiva" explica a nota que divulga a iniciativa.
A linguagem que usamos importa e esta é também uma forma de construir espaços mais inclusivos e seguros para todas as pessoas.
O público-alvo deste curso são todas as pessoas que trabalham em comunicação e mediação cultural, directores, gestores, programadores, responsáveis de recursos humanos.
O valor de inscrição é de 30 euros, estudantes e desempregados pagam 25 euros e as pessoas associadas da Acesso Cultura 20 euros.
Andreo Gustavo é consultor para a Inclusão da Diversidade Sexual e de Género na TransParente. Já Marta Ramos é Mestre em Direitos Humanos e activista pelos Direitos Humanos das Pessoas LGBTI+ e das suas famílias. Trabalhou na Associação ILGA Portugal nos últimos 10 anos.

Ficha de inscrição aqui.