Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Activista LGBT+ grego espancado até à morte

zak-kostopoulos.jpg

Zak Kostopoulos, activista dos direitos LGBT+ e perfomer drag, foi espancado até à morte por dois homens, à luz do dia, em Atenas, na passada sexta-feira.

 

A morte de Zak Kostopoulos, na passada sexta-feira, foi reportada pela imprensa local como o resultado acidental de uma alegada tentativa de roubo a uma joalharia em Atenas. Um vídeo do acontecimento, que se tornou viral nas redes sociais, mostra a vítima, indefesa e rodeada por uma multidão, a ser pontapeada até à morte por dois homens.

“O seu assassinato é apresentado por todos os meios de comunicação social como um acidente: ele morreu enquanto escapava pela janela da loja que teria tentado assaltar a mão armada. [Contudo], o vídeo, que tem circulado, demonstra uma realidade diferente onde podemos observar Zak, desorientado, a tentar abandonar o local aquando da chegada do dono da loja e outro homem que o agrediram até à sua morte.’’ Partilhou um outro activista através de uma rede social.

Zak Kostopoulos.jpg

Outros testemunhos defendem que Kostopoulos não tinha qualquer intenção de cometer um assalto, tendo entrado na loja para se refugiar de um confronto a ocorrer na rua e ficado preso quando a porta de segurança fechou automaticamente.

Kostopoulos, entretanto foi algemado e dado como morto dentro da ambulância que o levava  ao hospital como resultado dos ferimentos que sofreu. O dono da loja foi preso e o outro homem envolvido nas agressões é ainda procurado pela sua ligação à morte de Kostopoulos.

Embora não seja certo que se trate de um crime de ódio, é importante relembrar o papel proeminente que Zak Kostopoulos desempenhava na comunidade LGBT+ no país. O activista dedicou parte da sua carreira a lutar contra o estigma em relação ao VIH, sendo ainda um membro activo da associação ‘’Positive Voice’’. Era também conhecido no mundo do transformismo por actuar como drag sob o nome de Zackie Oh.

 

Diogo Costa

Notícia traduzida e adaptada de Gay Community News

 

1 comentário

Comentar