Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Actor Rui Neto e novela "Sol de Inverno" distinguidos nos Prémios Áquila

Rui Neto.jpg

O actor Rui Neto e a novela "Sol de Inverno" levaram para casa duas estatuetas Áquila. A gala realizou-se este Domingo no Cinema São Jorge, em Lisboa.

 

Rui Neto conquistou o Prémio de Melhor Actor Secundário em Televisão pelo papel de Nuno, o pai da pequena Camila e companheiro de Simão (Ângelo Rodrigues) na novela "Sol de Inverno". A novela do horário nobre da SIC abordou o tema da parentalidade e da homossexualidade ao longo de mais de um ano. No discurso de agradecimento, que foi lido pela actriz Carla Chambel por não ter chegado a tempo ao evento por motivos profissionais, Rui Neto agradeceu e dedicou o apoio imenso que recebeu da comunidade LGBT: “Quero dedicar este prémio à comunidade LGBT na esperança que o meu trabalho tenha contribuído positivamente para a mudança de mentalidades e para a igualdade de direitos entre todos."

A novela da SIC e da SP Televisão foi também a vencedora da categoria Melhor Telenovela, ganhando a "Mar Salgado", "O Beijo do Escorpião" e "Belmonte".

Entre a lista de premiados desta 1ª edição estão "Bem-vindos a Beirais" (Melhor Série), Dalila Carmo (Melhor Actriz Principal em "O Beijo do Escorpião" e Melhor Actriz Secundária em "Os Filhos do Rock"). O realizador lusodescendente Rúben Alves ganhou o Prémio Condor (revelação), Rita Blanco o Prémio Fénix (carreira) e a Fundação Calouste Gulbenkian o Prémio Excelsior pelo apoio excepcional dado ao audiovisual em Portugal.

Os 12 troféus da noite foram entregues aos actores, realizadores e produtores favoritos do público numa gala
apresentada por Filomena Cautela e que visa premiar o trabalho português em Cinema e Televisão. Recorde-se que os nomeados são seleccionados por uma comissão com mais de 50 profissionais e votados online pelo público num evento que pretende aproximar o público português da Televisão e da Sétima Arte que se fazem no  país.

Os Prémios Áquila são uma organização da Fénix 2014 Associação Cinematográfica e a produção é da ByronProduções.