Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Actores de “Coração de Ouro” solidários com os jovens LGBTI alvo de bullying (com vídeo)

Tudo Vai Melhorar Lúcia Moniz.jpg

Lúcia Moniz, Ana Padrão, João Reis, Pedro Hossi, Filipe Vargas, Jani Zhao e Cristóvão Campos foram alguns dos actores da novela “Coração de Ouro” que somaram a sua voz na luta contra o bullying homofóbico e transfóbico.

 

O elenco da novela da noite SIC decidiu gravar uma mensagem vídeo e aliar-se ao movimento mundial It Gets Better (Tudo Vai Melhorar, em português), que tem como missão transmitir esperança e criar as mudanças necessárias para tornar melhores as vidas de jovens gays, lésbicas, bissexuais, trans e intersexo.

Segundo a associação Tudo Vai Melhorar (TVM) nove em cada dez jovens já ouviram comentários homofóbicos na escola. Segundo dados divulgados pela associação, cerca de 42% dos jovens LGBTI afirmam ter sido vítimas de bullying homofóbico. O suicídio é em média quatro vezes superior nos jovens LGBTI, do que nos jovens heterossexuais. A falta de apoio no seio da família ou nos amigos faz disparar este alerta para o dobro. Estima-se que um em cada três jovens LGBTI já  tenha tentado o suicídio.

O It Gets Better foi criado, nos EUA, em 2010, tem representações em vários países e conseguiu reunir testemunhos quer de figuras públicas, quer de anónimos que dão a cara pela iniciativa de apoio aos jovens LGBTI e contra o bullying.

Paulo Monteiro