Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Agenda para o 17 de Maio (e dias seguintes)

pjimage (28).jpg

 

Desde 2005, a 17 de Maio, celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, assinalando a data em que a Organização Mundial de Saúde removeu a homossexualidade da sua lista de doenças mentais em 1990. Em 2015 o 17 de Maio foi institucionalizado em Portugal também como Dia Nacional. Aqui fica a lista de eventos previstos para o nosso país.

 

Coimbra. A PATH, Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia de Coimbra, volta a organizar a Marcha Contra a Homofobia e Transfobia no dia 17 de Maio. Começa às17h no Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e termina na Praça 8 de Maio. À noite há festa.

 

Porto/Matosinhos. Abraço, AMPLOS -  Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, Associação Plano i - Centro Gis (Centro de Respostas às Populações LGBT), Conselho Consultivo para as Questões LGBTI, rede ex aequo e Tudo Vai Melhorar prepararam um dia cheio de eventos. Das 11h30 às 12h30 há abraços grátis em frente ao Via Catarina. A partir das 15h decorre o colóquio “Pensar a Cidade nas Questões LGBTI” no Casa do Infante no Porto, numa organização da associação Tudo Vai Melhorar. das 17h30 às 18h30 continuam os abraços grátis, agora na Praça da Liberdade. às 20h30 será exibido o filme “Milk” na sala de sessões públicas da Câmara Municipal de Matosinhos.

 

Lisboa. A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) colocará na fachada das suas instalações, situadas na Avenida da República, nº 32, uma faixa arco-íris, símbolo do movimento LGBTI. Nesse mesmo dia, pelas 10h30, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino apresentará, também na CIG, “Atacadores Arco-Íris”, uma iniciativa que conta com o apoio de várias federações desportivas. Estes atacadores serão distribuídos por atletas de várias modalidades e utilizados nas competições que terão lugar nos dois fins de semana seguintes. 

 

Lisboa. Conferência “Fé na Igualdade”, promovida pela ILGA a partir das 17h no Museu da Farmácia. Estarão presentes Krzysztof Charamsa (teólogo e filósofo polaco), Wajahat Abbas Kazmi (activista queer muçulmano, fundador da campanha Allah Loves Equality), Mark Barwick (coordenador do Building Communities of Trust Project), Maria Eduarda Titosse (pastora na Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal) e João Cláudio Maria (ex-maestro do coro da igreja de São Domingos de Castanheira de Pêra).

 

Funchal. As actividades começam com uma acção de abraços grátis contra a discriminação, que com a colaboração do coletivo Mad le's Femme, pretende sensibilizar para a não discriminação de pessoas LGBTI. A ação acontece na Avenida Arriaga, entre as 16h30h e as 19h30. A segunda iniciativa promovida acontece entre 18 a 20 de Maio, no Balcão Cristal do Teatro Feiticeiro do Norte, localizado na Rua de Santa Maria, n.º 206. É o 13.º ciclo de cinema LGBTI da rede ex aequo onde serão exibidos cinco filmes.

 

Braga. 18 de Maio. Decorre o 13º Ciclo de cinema da rede ex aequo com os filmes “Um coração normal” e “Todas as Terças-feiras”. À noite haverá festa na TOCA.

 

Lisboa. 20 de Maio. A partir das 15h, no Jardim do Príncipe Real, no evento "Arco-Íris no Jardim" com a ILGA, a Junta de Freguesia da Misericórdia e a Associação AMPLOS. Segue-se a inauguração do memorial de homenagem às vítimas da homofobia no Jardim do Príncipe Real (18h). Estão previstas a presença do vereador dos Assuntos Sociais João Afonso, da presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia e do artista e autor do memorial Rui Pereira.

 

(em actualização)