Alberto Vélez – Colômbia, mente e espírito
Alberto Vélez foi eliminado do programa MasterChef Portugal, contudo, ainda é tempo de conhecer este colombiano de sorriso afável e inspirador.
Na verdade, foi Luís, o seu companheiro, quem o inscreveu no programa, motivando-o a participar. Os dois conheceram-se em São Paulo, de férias, uma vez que Luís se encontrava a trabalhar no Chile e Alberto na Colômbia. Oito meses depois, Alberto fixou-se em território chileno, de forma a poderem viver juntos. No Chile, não puderam casar-se, visto que o país ainda não tinha legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo (foi aprovado em Dezembro de 2021) e por isso tiveram de optar por um acordo de união civil.
Com a pandemia, agudizou-se a vontade de rumarem a Portugal, visto que Luís já se encontrava fora de terras lusas há mais de vinte anos. Já em território português, enquanto enfrentava todas as burocracias associadas à vinda para um novo país, ingressou no programa MasterChef Portugal.
Nem sempre temos a possibilidade de conhecer os/as participantes a fundo, sendo que diversas pessoas guardam histórias inimagináveis, que contribuem para a inclusão positiva. No Chile, Alberto esteve envolvido em programas que motivavam a Literacia e Luís fez parte de um grupo que fazia consultoria a empresas que queriam introduzir políticas de inclusão laboral e apoiar pessoas LGBTQIA+. No programa, tal como Bia Baeta, Alberto Vélez sempre se referiu ao seu companheiro Luís com a naturalidade que se espera, sempre que falamos de quem está ao nosso lado.
Antes de iniciar o mestrado em Património Alimentar, na Universidade Internacional da Andaluzia, aliando a cozinha à investigação académica, Alberto procura certificar a sua união de facto, em Portugal, aguardando que a pandemia possa dar tréguas, com o objectivo de celebrarem o seu casamento, que terá, com certeza, uma festa recheada de cores e sabores.
Márcia Lima Soares