Álbum de fotos contra ódio homofóbico vai ser entregue na embaixada russa em Lisboa
“O amor como um direito humano essencial para todos e entre todos” é o mote da campanha que a marca de cosméticos Lush está a levar a cabo desde o passado dia 27 de Fevereiro e que decorrerá até 14 de Fevereiro.
"Sign of Love" (Símbolo do Amor) é o nome da campanha com que a Lush pretende dar apoio à comunidade LGBT russa. A marca manifestou em comunicado “a sua preocupação com as mais recentes leis anti-gay na Rússia” e alerta para a falta de “definição legal” da palavra “propaganda”, para a “ambiguidade associada a esta lei”, para a “ansiedade entre as comunidades por ela atingidas” e, por último, para as “muitas pessoas que concordam com esta lei e têm feito “justiça pelas próprias mãos”, sujeitando as comunidades LGBT a violência e outros crimes.”
Em concreto, nas duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados, a Lush está a incentivar os seus clientes a participarem na campanha Sign of Love, convidando-os a pintar um simbólico triângulo rosa na cara. De seguida, é pedido que o utilizador fotografe e partilhe nas redes sociais recorrendo à hastag #signoflove. Todos são convidados participar na iniciativa, homens e mulheres, famílias, amigos, namorados, independentemente da sua orientação sexual.
No Sábado, dia 8 de Fevereiro, as lojas de Oeiras e Lisboa estarão mais focadas nesta campanha e todos os que visitarem e aceitarem participar serão fotografados com um triângulo na pele. As imagens serão reunidas e será criado um álbum que irá ser entregue na Embaixada da Rússia, em Lisboa, precisamente no dia 14 de Fevereiro, o Dia Internacional do Amor. Acções semelhantes serão levadas a cabo em todos os países onde a marca está presente.
Para o dia 7 de Fevereiro, dia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno, está a ser convocada uma concentração simbólica frente à embaixada russa em Lisboa. Informações aqui.