Algarve: Linda Xennon dirige 1ª Gala Xis de transformismo
A Primeira Gala Xis, um espectáculo solidário que celebra a diversidade, inclusão, igualdade, direitos humanos, a comunidade LGBTI e a amizade, tem data marcada para 18 de Maio, no Algarve. Organizada pelo MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida e pela Associação Xis – Grupo para a Promoção e Protecção dos Direitos LGBTI, o evento realiza-se a partir das 21:00, no Teatro Lethes em Faro.
A direcção artística do evento está a cargo de Linda Xennon. É, por isso, a ocasião ideal para uma entrevista a uma figura veterana do transformismo no Algarve. Linda Xennon em discurso directo no dezanove.pt:
dezanove: Como surgiu a oportunidade de participar na 1ª Gala Xis?
Linda Xennon: O convite surgiu na pessoa do Dr. Fábio Simão presidente da Xis e da Maps. Não para apresentar a gala, mas sim para ter a cargo a direcção artistica e elaboração da mesma. Sendo que já organizei três galas de transformistas no Algarve aceitei com muito gosto, mesmo sabendo que dava muito trabalho. O Algarve tem muitos bons valores na Arte do Transformismo com capacidade suficiente para dar um espetáculo de qualidade.
E como surge este evento?
Gala faz parte de uma série de eventos que as associações vão realizar por ocasião do Dia Mundial contra a Homofobia e Transfobia.
Fale-nos um pouco da sua carreira. Há quanto tempo actua nos palcos?
Tenho 38 anos de carreira nacional e internacional.
Sente-se a decana do transformismo no Algarve?
Não, não sinto. Sinto que sou uma das muito poucas que ainda existem.
Consegue destacar alguns momentos da sua carreira, espectáculos e casas onde já actuou?
É sempre muito bom trabalhar em qualquer casa, para estar a mencionar uma ou outra... é mais difícil, muitas já não me lembro. O momento alto da minha carreira é, sem dúvida, a minha passagem pelos Estados Unidos nos últimos dois anos.
Como é a noite e a vida LGBT actualmente no Algarve? Há muitos negócios abertos o ano todo? Ou tudo se resume à famosa "noite gay" esporádica uma vez por semana que algumas casas fazem ou há mais movimento apenas no Verão?
A noite LGBT no Algarve é muito boa, com público que se divide entre as 3 casas existentes: Prestige em Faro, Conection em Albufeira e o Loft em Portimão. As distâncias são o problema no Algarve. É claro que no Verão é mais agitado porque há mais festas particulares, animação de turistas, casamentos, baptizados, etc.
Pode adiantar alguns dos convidados presentes na Gala Xis?
Eis alguns nomes são Betty Brown, Carina D’el Monte, Clara Luz, Irina Diamond, Marlene, Melani Nova, Miss Hynka,
Monique D’Avignon, Roxy Vieira, Vivian Dion.
E teremos a participação especial de: Luis Manhita, Luís Moreno e a alta costura do desfile fica a cargo da Claci'S.
A que se destinam as verbas arrecadadas?
Ajudar quem precisa. Poderão sempre fazer-nos uma visita e confirmar.
Por último, como vê o surgimento de uma Marcha do Orgulho LGBTI também no Algarve, este ano já na segunda edição?
Se a primeira não tivesse sido um sucesso com certeza a segunda possivelmente não aconteceria. Acresce que este ano vai acontecer mesmo no centro da cidade, vai ser "top"!