All Out lança observatório para combater as terapias de conversão
Imagina que descobrias que alguém da tua família ou amigos estava a ser torturado com choques eléctricos porque amava alguém do mesmo sexo. Já ouviste falar de pessoas ou instituições que consideram que amar alguém do mesmo sexo é uma “doença” ou ser algo que “precisa de uma cura” e que precisa de “medicação”?
Os exemplos descritos podem parecer surreais para muitos, mas a verdade é que um pouco por todo o mundo existem clínicas, consultórios, seminários ou conferências onde as práticas de teoria de conversão de orientação sexual são realizadas. Recorde-se que no passado mês de Abril, Portugal acolheu uma conferência em que o psicoterapeuta norte-americano Richard Cohen veio alegadamente explicar como se pode "curar" a homossexualidade.
A ONG All Out decidiu lançar um Observatório de combate a existência destes locais e eventos, que constituem uma fraude e vão contra os Direitos Humanos. O observatório Gay Cure Watch é uma plataforma online onde qualquer pessoa pode denunciar este tipo de tratamento. O objectivo é pressionar o cancelamento deste tipo de actividade.
A ONG já conseguiu várias vitórias em todo o mundo, entre as quais se contam a suspensão de um aconselhamento que promovia a teoria de conversão junto de jovens no Estado da Califórnia; o encerramento de clínicas deste género no Equador; levar países como a França ou a Argentina a condenar esta prática perigosa; a remoção do iTunes de uma app que prometia a "cura gay"; impedir que um jovem chinês fosse internado numa clínica para o “curar” e até evitar que uma medida que legalizaria a “cura gay" fosse implementada no Brasil.
Paulo Monteiro