Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Andreja Pejic: "Corri um risco, mas valeu a pena" (com vídeo)

Andreja Pejic.jpg

A supermodelo Andreja Pejic esteve na Web Summit de Lisboa. Andreja falou da sua incursão no mundo da moda e da cirurgia de mudança de sexo a que se submeteu em Janeiro de 2014. A sua história vai poder agora ser vista num documentário que foi realizado com recurso a uma campanha de crowdfunding.

Pejic, de apenas 25 anos, nasceu na Bósnia-Herzegovina como Andrej. Foi descoberta pelo mundo da moda aos 17 anos quando trabalhava no McDonalds, na Austrália, país onde se refugiou por causa da guerra.  Pejic usou os papéis de modelo masculino e feminino antes da cirurgia, o que a fez ganhar notoriedade mundial. Após a cirurgia passou exclusivamente a trabalhar em moda feminina.

"Muitos jovens crescem confusos e sentem-se estranhos, diferentes de sua família e todos ao seu redor. É uma vida solitária e não conheço ninguém que não gostasse de se sentir um pouco menos sozinho. É por isso que decidi fazer um documentário” disse numa entrevista à revista Dazed em 2015.

Em “Andrej(a): The Documentary” é retratada a sua vida antes e depois da cirurgia e a sua dedicação ao seu eu genuíno. Com este documentário, prestes a estrear no habitual circuito dos festivais de cinema, Pejic diz que pretende “mudar mentalidades” e fá-lo publicamente para chegar  mais pessoas.  

“Corri um risco, mas valeu a pena” declarou na Web Summit. Se tivesse tomado esta decisão cinco anos antes “provavelmente não estaria aqui hoje”. Pejic receou pela sua carreira, não tinha a certeza iria continuar porque na altura faltava muito respeito nos media. Apesar de considerar que teve sorte, Andreja afirma que continua a ler muitos comentários ofensivos sobre ela cada vez que sai um artigo.