Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Antevisão Queer Lisboa e Queer Porto: “Absolutamente Fabulosas” e “Looking” em cartaz (com trailers)

AbFab_Looking.jpg

São duas séries de culto, uma é britânica, a outra americana, uma é um clássico, a outra mais recente e ambas deram origem a um filme. “Absolutely Fabulous: The Movie” e “Looking: The Movie” são apenas duas das grandes surpresas do Queer Lisboa 20 e do Queer Porto 2.

 

O Festival Internacional de Cinema Queer comemora o seu vigésimo aniversário em Lisboa de 16 a 24 de Setembro. No Porto, a segunda edição oficial decorre entre 5 a 9 de Outubro.

As actrizes de Absolutely Fabulous durante a última Marcha do Orgulho LGBT em LondresAbsolutely Fabulous: The Movie” é já um dos acontecimentos cinematográficos no Reino Unido. Só no fim-de-semana de estreia rendeu 5,2 milhões de euros. Escrito por Jennifer Saunders, criadora e uma das duas protagonistas, é tido como um dos filmes mais divertidos do ano, apesar da média de classificação dos utilizadores da plataforma IMDb se situar nas 5,9 em 10 estrelas. Metaforicamente Edina (Jennifer Sauders) e Patsy (Joanna Lumley) aterram em Lisboa para a abertura do Queer, a 16 de Setembro, que repete no dia seguinte. No Porto o filme encerra o festival a 9 de Outubro.

Quando a HBO anunciou, após o fim da segunda temporada, que não ia renovar a série “Looking”, actores, argumentistas e criador ficaram atónitos. O público ficou órfão, visto que nada previa este desfecho. Aliás, a história não teve um desfecho, uma conclusão digna da série que foi. O canal por cabo pegou então na deixa e quis dar aos fãs aquilo que merecem através de um telefilme. A expectativa é muita para o dia de estreia nos EUA (23 de Julho). O telefilme “Looking: The Movie” encerra o Festival em Lisboa a 24 de Setembro.

 

Não só destas duas surpresas se fazem os festivais

Um dos nomes maiores da história do cinema queer, Derek Jarman (1942–1994), será alvo de uma edição especial no Queer Lisboa 20. Além das suas películas mais emblemáticas, “The Last of England” (1987) e “Edward II” (1991), serão ainda dadas a conhecer, pela primeira vez em Portugal, algumas recém-descobertas e restauradas curtas-metragens em Super 8, inclusivamente com a exibição de um título inédito, “Will You Dance with Me?” (2014). Ao todo serão exibidos mais de 40 títulos, entre longas e curtas-metragens, numa das maiores mostras alguma vez dedicadas ao realizador.

Já no Queer Porto 2 realizar-se-á uma retrospetiva dedicada ao New Queer Cinema, com alguns dos filmes mais representativos desse movimento, cunhado num artigo com esse título pela ensaísta norte-americana B. Ruby Rich. Integram esta retrospetiva os títulos emblemáticos “Mala Noche” (1985), primeira longa-metragem de Gus Van Sant, “The Living End” (1992), de Gregg Araki, “Poison” (1991), de Todd Haynes, “Go Fish” (1994), de Rose Troche, “The Watermelon Woman” (1996), de Cheryl Dunye, e “Swoon” (1991), de Tom Kalin.

 

O Queer Lisboa 20 realiza-se de 16 a 24 de Setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.

O Queer Porto 2 terá lugar de 5 a 9 de Outubro no Teatro Municipal Rivoli, Maus Hábitos, malavoadora.porto e Galeria Wrong Weather.

 

O dezanove.pt é media partner oficial do Queer Lisboa e do Queer Porto. Vais poder acompanhar tudo aqui.

Luís Veríssimo