Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Arkadiko Film Fest – um festival de cinema online, para unir culturas através do cinema europeu

le beau mec

Três plataformas europeias de streaming – a Filmin, a MyMovies e a Cinobo, lançaram o Arkadiko Film Fest, um novo festival de cinema online. O Arkadiko decorreu ao longo de todo o mês de Abril e termina hoje.

 

O programa deste Festival, que tem sido exibido em Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre, é composto por cinco sessões duplas, em que são exibidos um filme clássico europeu e um filme contemporâneo. 

O principal objectivo do Arkadiko é explorar temas relevantes sobre e para a Europa contemporânea e, é nesse âmbito, que uma das cinco sessões duplas foi a Rainbow Reels, focada no cinema LGBTQIAP+, onde encontramos os filmes Le Beau Mec e Poppy Field.

Le Beau Mec é um filme de 1979, raro, de Wallace Potts, chegando a ser considerado uma obra-prima do cinema gay, o qual se julgou perdido durante vários anos e que foi filmado por Néstor Almendros e coreografado por Rudolf Nureyev. Popyy Field é de 2020 e é um filme de Eugen Jebeleanu. 

Le Beau Mec retrata a história de Karl, um jovem que se percebe homossexual desde a adolescência e que tem certezas da sua orientação sexual enquanto está no exército. Após o serviço militar, Karl parte para Paris, vivendo vários encontros e aventuras na noite parisiense, retratados neste restauro exclusivo em 4K.

poppy filed

Poppy Field retrata a vida e relação de um jovem polícia, Cristi, que se sente dividido entre o trabalho, num ambiente hierárquico e predominantemente machista, e a sua orientação sexual, enquanto homossexual, mantendo uma relação sexo-afectiva com Hadi. Quando Cristi recebe a visita de Hadi, é chamado a uma sala de cinema, em serviço, por causa de um grupo ultra-nacionalista homofóbico ter interrompido a exibição de um filme queer. Quando um dos homens presentes, também homossexual, reconhece Cristi e ameaça expor a sua orientação sexual, este perde o controlo e agredi-o, mentindo sobre o motivo aos seus colegas e relevando, de forma significativa, homofobia internalizada.

Todos os filmes exibidos no festival irão competir pelo Prémio do Público, cujo objectivo é o de promover o envolvimento do mesmo. Este festival é apoiado pelo programa MEDIA Creative Europe. 

Podes assistir ao festival através da  Filmin

 

Paula Monteiro