As melhores imagens do 17 de Maio em Portugal
De Lisboa ao Funchal, passando por Coimbra. Foram vários os eventos que assinalaram o Dia Nacional e Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Aqui fica uma visita guiada a alguns desses momentos.
A Câmara Municipal do Funchal celebrou, nos Paços do Concelho, um acordo-compromisso com a rede ex-aequo, seguida do hastear da bandeira LGBTI, no âmbito do Dia Nacional e Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia.
A 9ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra começou no Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e terminou na Praça 8 de Maio. Promovida pela Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra, teve como mote “marchar pela visibilidade e respeito da diversidade no que respeita à orientação sexual e à identidade de género”. “Marchamos este ano, especialmente, pela defesa das pessoas trans e não-binárias, pelas suas livres decisões, pelo acesso efectivo aos cuidados de saúde, para quem decide tê-los, por um serviço médico livre de transfobia, por espaços públicos livres de transfobia”, destacava a convocatória da marcha.
Se 2016 o primeiro hastear da bandeira do arco-íris na Câmara Municipal de Lisboa foi rocambolesco, agora o momento institucionalizou-se. O hastear contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Ricardo Robles.
A Junta de Freguesia da Misericórdia, que inclui o Príncipe Real e o Bairro Alto, associou-se ao dia. A bandeira do arco-iris foi hasteada no coração de Lisboa na presença de eleitos do PS, Bloco e de artistas que colaboraram com o fórum IDAHOT.
A rede ex aequo promoveu uma acção simultânea de Abraços Grátis em Lisboa, (Largo Camões), Porto (rua de Santa Catarina), Coimbra (rua Ferreira Borges) e Funchal (Praça do Município). Em Lisboa, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, marcou presença.
Foto de destaque: Bloom - Associação Sócio-Cultural