Assembleia Municipal de Lisboa aprova moção de apoio ao CheckpointLX
Por iniciativa do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira uma moção de apoio e de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo CheckpointLX.
A moção, que teve o apoio de todos os grupos municipais, à excepção do PSD que se absteve, apelava à tutela o reforço do apoio a este centro. “Este projecto debate-se com dificuldades frequentes, que urge serem resolvidas”, referia o texto.
O CheckpointLX é um centro de base comunitária do Grupo de Activistas em Tratamentos (GAT), dirigido aos homens que têm sexo com homens, para o rastreio rápido, anónimo, confidencial e gratuito do VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis, aconselhamento e referenciação aos cuidados de saúde. Nos últimos três anos, o CheckpointLX efectuou mais de 7500 testes, tendo identificado 277 casos positivos que foram devidamente acompanhados e encaminhados. Funciona na zona do Príncipe Real (Lisboa), na Travessa Monte do Carmo, 2, de segunda a sexta das 12h às 20h e aos sábados das 14 às 18h.
Foto do 5º aniversário do CheckpointLX (Facebook)