Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Assembleia Municipal de Lisboa vota livros LGBT nas bibliotecas e apoia a Marcha do Orgulho

dezanove.jpeg

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira uma recomendação do Bloco de Esquerda para que a Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa disponibilize material literário e audiovisual que aborde as temáticas LGBT.

A ideia é que esta medida seja seguida “assegurando que a classificação documental bem como o arranjo espacial dessa colecção consagra um direito de cidadania e não uma discriminação”, refere a recomendação aprovada sem votos contra mas com a abstenção do PSD e do MPT.

O Bloco de Esquerda também viu a assembleia aprovar um voto de apoio à Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa e às organizações e pessoas envolvidas na marcha do próximo sábado. A proposta do Bloco incluía ainda um apelo para que os responsáveis políticos acabassem com a discriminação de casais do mesmo sexo nos processos de adopção, das mulheres no acesso à procriação medicamente assistida e de homens que fazem sexo com homens como população que poderá doar sangue. O fim da despatologização das identidades trans e das cirurgias de reatribuição de sexo à nascença também não foram esquecidas neste voto.