Ataques a Putin: e protestar sem menosprezar as mulheres ou os transgéneros?
Os protestos contra as decisões do governo de Vladimir Putin relativas à população LGBT russa, metem o próprio na mira de muitos activistas. Desde a aprovação da lei que criminaliza a “propaganda gay”, que o presidente russo tem sido alvo de duras críticas às suas decisões conservadoras.
Com estes movimentos de protesto começaram a surgir na internet várias montagens que mostram fotos do presidente russo com maquilhagem, assemelhando-o a uma drag-queen.
Este tipo de “protesto” tem sido contestado por activistas que consideram que ao assemelhá-lo a um travesti ou a uma mulher, o que se está a fazer é a contribuir para a discriminação e diminuição dessas características.
Eis alguns dos argumentos:
“Porque é que é vergonhoso ele parecer uma mulher?”
“Está-se a gozar com a feminilidade. Eu ser mulher ou expressar-me como mulher não deve ser automaticamente categorizado de ‘ridículo’ ou ‘fraco’.”
“É pouco coerente, mas habituei-me a ver as questões e direitos trans a serem ignorados a favor da popular agenda gay.”
“Nem todas as mulheres usam maquilhagem. Esta parece-me mais ser usada como se tratasse de um palhaço do que de um traço feminino. Acho que o objectivo não é assemelha-lo a uma mulher mas mais aproximá-lo do teatralismo exagerado usado por algumas drag-queens.”
E o que pensam os leitores do dezanove?
André Faria
Fonte: Trans Advocate