Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Avizinha-se casal lésbico na novela Mar Salgado da SIC

Sofia Sá da bandeira lésbica em Mar Salgado.jpg

A actriz Sofia Sá da Bandeira interpreta o papel de Catarina Cunha na novela Mar Salgado (SIC). Ao contrário dos homossexuais masculinos, a presença de personagens lésbicas não tem sido frequente nas novelas portuguesas.

Em 2010 também foi a SIC que trouxe um casal de lésbicas aos ecrãs com a novela Lua Vermelha. Já antes, outra novela da SIC, a Podia Acabar o Mundo mostrou um beijo entre as personagens Cláudia e Sónia, interpretadas por Diana Chaves e Ana Guiomar. 

Depois de um interregno de dois anos é altura da SIC apostar novamente em personagens lésbicas. Desta vez Catarina Cunha é ainda mãe adoptiva de Tiago, um miúdo revoltado que foi abandonado em bebé. Sofia Sá da Bandeira dá corpo a esta personagem que tem 41 anos e sempre soube que era lésbica e, apesar da oposição da família, sempre namorou mulheres. O tema da adopção singular por parte de pessoas LGBT surge assim na ficção da SIC. Na descrição da personagem é apontado que Catarina "sabia que sendo uma pessoa solteira seria mais difícil adoptar um bebé. A história de vida de Tiago comoveu-a e resolveu adoptá-lo quando ele já tinha 12 anos. Catarina é investigadora científica e foi a única pessoa que decidiu adoptar Tiago, que tinha ido para um lar porque já tinha passado a idade ideal para ser adoptado."

Sofia Cerveira.jpg

Num jantar de família a personagem Catarina Cunha assume sem problemas a sua orientação sexual dizendo "Eu sou gay". Na trama avizinha-se que Catarina se venha a apaixonar pela personagem interpretada pela actriz Sofia Cerveira.