Boris Johnson: "Mulheres trans não deveriam competir em modalidades de desporto feminino"
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, afirmou que mulheres trans não deviam competir em modalidades de desporto feminino. O primeiro-ministro britânico admite que este seu ponto de vista é controverso.
O tema de atletas trans no desporto voltou a ser notícia por causa da ciclista Emily Bridges.
Bridges foi classificada como elegível para competir na sua primeira corrida de ciclismo feminino pelo júri da competição mundial de ciclismo, mas acabou por ser excluída.
"Penso que os homens biológicos não deviam competir em eventos desportivos femininos. Talvez seja uma coisa controversa de se dizer, mas, para mim, é uma questão de sensibilidade" disse Johnson.
"Também penso que as mulheres deviam ter espaços - quer seja em hospitais, prisões ou vestiários - só designados para elas. Isto é apenas aquilo que eu penso sobre este assunto" continuou.
"Se isto me colocar em conflito com alguém, então teremos de resolver isso. Esta minha opinião não quer dizer que eu não seja extremamente simpatizante com as pessoas que querem mudar de género e fazer a transição. É vital darmos o máximo de amor e apoio às pessoas que tomam estas decisões" disse Johnson citado pela BBC.
Rita Oliveira