Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Cabaret Repórter X” e “A Última Noite em que Dançámos Juntos” publicadas em livro

283273824_556035929264992_5857823156457019104_n.jpg

André Murraças, em colaboração com os Livrinhos de Teatro, dos Artistas Unidos, publica “Cabaret Repórter X” e “A Última Noite em que Dançámos Juntos” num único volume. 

Esta última obra retrata o comportamento de Portugal perante o vírus da sida nos anos 80.

André Murraças, dramaturgo e encenador, apresenta, este Domingo  29 de Maio pelas 19 horas no Teatro da Politécnica, o Livrinho de Teatro n.º 159 com duas peças teatrais. O primeiro texto, “Cabaret Repórter X” estreou em Janeiro de 2021 no Teatro Municipal de São Luiz, no entanto, devido a pandemia, não foi levado a palco tantas vezes como o pretendido. Um musical acerca de Reinaldo Ferreira, um jornalista multifacetado da década de 20 que ficou conhecido por inventar entrevistas e reportagens.

A segunda peça, “A Última Noite em que Dançámos Juntos”, retrata um grupo de seis amigos de Lisboa que se depara com uma doença rara. O conflito dramatúrgico prende-se na forma de como a comunidade LGBT, dos anos 80, lidou com o surgimento do VIH e como esse evento mudou as suas vidas e fez com que criassem grupos de intervenção. Somos deparados com esta geração, que tanto se perdeu como sobreviveu, que sofreu e viu sofrer pessoas próximas de si. É mencionado, também, o papel da medicina, da sociedade e das primeiras associações de ajuda acerca destes casos.

Este livro vai ser apresentado pelo actor José Raposo e por Maria José Campos, médica que seguiu e acompanhou vários casos de VIH desde o seu surgimento em Portugal. Haverá leitura e canto ao vivo dos dois textos para o público presente.

 

Rita Oliveira 

Foto de André Murraças: Lisboeta Italiano