Câmara de Lisboa instala 60 suportes com preservativos em espaços municipais
A Câmara Municipal de Lisboa vai instalar 60 suportes com preservativos e materiais informativos da campanha “Parar o VIH está nas nossas mãos” em espaços da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente na Loja do Cidadão do Saldanha, espaços de atendimento ao munícipe, bibliotecas municipais e espaços para jovens.
A iniciativa decorre no âmbito do Dia Internacional do Preservativo que se assinala a 13 de Fevereiro. Na Loja do Cidadão do Saldanha decorrem até 14 de Fevereiro actividades como a realização de testes do VIH, entrega de material informativo e preservativos. As actividades são dinamizadas por organizações parceiras de “Lisboa Sem Sida”, como a Associação Abraço, os Médicos do Mundo, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” e o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT).
Estas acções inserem-se na iniciativa “Lisboa Cidade sem Sida”, da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Direcção-Geral da Saúde e com o GAT.
Em 2018, foram diagnosticados 973 novos casos de infeção por VIH em Portugal, maioritariamente (99,7%) em indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos. Em 97,3% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.
Em 2019, foram distribuídos mais de cinco milhões de preservativos masculinos e femininos por centros de saúde, hospitais, organizações não-governamentais, estabelecimentos de ensino e prisões.