Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Campanha "Vacina-te para um Verão mais seguro!"

Foto: https://depositphotos.com/pt/

Depois da co-coordenação do EMIS: Inquérito Europeu Online para Homens que têm Sexo com Homens e pessoas trans, em Março passado, e da integração na campanha “Transmissível”, que destaca a importância do tratamento eficaz do VIH na prevenção da transmissão do vírus, lançada no passado mês de Maio, o GAT – Grupos de Activistas em Tratamento acaba de divulgar uma nova campanha, apoiada pela DGS, para a promoção da imunização contra a mpox e hepatite A.

 

"Vacina-te para um Verão mais seguro!" é uma iniciativa que pretende sensibilizar a população para a importância da vacinação contra estas duas doenças infecciosas, tendo em consideração os mais recentes surtos identificados em Portugal, com o objectivo de garantir um Verão livre de preocupações e mais seguro para todas as pessoas.

A mpox tem origem no vírus da varíola. Causa febre, dores de cabeça intensas, inchaço dos gânglios linfáticos, dores musculares e erupções cutâneas que podem evoluir para lesões semelhantes a bolhas. Transmite-se através do contacto de pele ou mucosas com a pele e é praticamente impossível evitar a transmissão durante o sexo. Já a hepatite A é uma doença infecciosa do fígado causada pelo vírus da hepatite A. A sua transmissão ocorre, principalmente, através da ingestão de alimentos ou água contaminados ou pelo contacto próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas incluem fadiga, náuseas, dor abdominal, perda de apetite, febre, pele e olhos amarelados (icterícia).

Foto: https://depositphotos.com/pt/

De referir que a vacina para a mpox é gratuita, tanto na aquisição (disponível nos centros GAT Checkpoint LX e GAT Intendente) como na administração. Já a vacina contra a hepatite A, embora sendo administrável gratuitamente em centros GAT (GAT Checkpoint LXGAT Intendente e GAT Setúbal), terá de ser adquirida, mediante prescrição médica, numa farmácia comunitária.

De ressalvar que a vacina é a forma mais eficaz de prevenir a mpox e a hepatite A. Protege não só a pessoa vacinada como a comunidade, contribuindo para a imunidade desta última, ajudando a controlar surtos e os efeitos mais graves das infecções.

Recomenda-se o agendamento para obtenção da prescrição e para a administração das vacinas. Horários, localização e contactos para marcação disponíveis em https://www.gatportugal.org/servicos

 

Fonte: GAT

Fotos: https://depositphotos.com/pt/

Pedro Marques