Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Celebração do Dia do Orgulho com Exposição "STOP Homofobia" em Viseu

SAVE_20220627_120053.jpg

A Plataforma Já Marchavas vai inaugurar no Dia do Orgulho LGBTQIA+, 28 de Junho, pelas 11h, na Biblioteca Municipal de Viseu, uma exposição que assinala os 17 anos da
manifestação STOP Homofobia.

No dia 15 de Maio de 2005 cerca de 300 pessoas afirmaram publicamente, em Viseu, que a homofobia não pode ser tolerada em Portugal.
Intitulada de “STOP Homofobia”, esta acção convocada por associações LGBTQIA+ e outras organizações sociais, foi a primeira manifestação em Portugal contra a homofobia.
Uma manifestação que ficou também marcada por agressões verbais aos que estavam presentes.
A inauguração da exposição contará com a presença da Vereadora da Cultura e Acção Social, Leonor Barata, na Biblioteca Municipal de Viseu.
A exposição permanecerá no edifício municipal durante toda a semana do Orgulho, estando patente até 3 de Julho.
No seu comunicado, o colectivo realça a importância da implementação de um Plano Municipal LGBTQIA+ em Viseu, no qual desafia a acção do município para a sua implementação e para o hastear da bandeira neste dia, evocando a memória do movimento LGBTQIA+ português e a sua importância no interior do país. 
A Plataforma Já Marchavas, encontra-se a organizar a 5ª edição da Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+ que se irá realizar no dia 09 de Outubro sob o mote “Um Movimento em Marcha”.

 

Daniel Santos Morais