Celebrar a diversidade e questões LGBT na Ucrânia
Tem sido uma semana de muita excitação e ansiedade. Muita alegria para uns e desilusão para outros mas a Eurovisão é um concurso e só pode haver um vencedor. Aqui, em Kiev, sente-se bem a energia não obstante tem havido tempo também para fazer um pouco de turismo.
Deparei-me ontem no autocarro oficial da Eurovisão que percorreu Kiev que o lema “Celebrate Diversity” é algo que se leva a sério na cidade. Vê-se este lema não apenas nos cartazes da cidade mas sim também em cartazes explicitamente a apoiar a igualdade LGBT e que simboliza a inclusão duma cidade europeia, harmoniosa e bilingue ucraniano/russo. Os cartazes pró-igualdade estão bem visíveis na capital.
Depois da revolução Euromaidan de 2014 contra o presidente pró-Rússia, Yanukovych, o povo ucraniano escolheu a opção pró-Europa num movimento conhecido como o “Movimento da Dignidade”.
Esta revolução teve um efeito particularmente positivo para a comunidade LGBT do país, que infelizmente tem um historial de movimento LGBT marcado por homofobia, discriminação e crimes de ódio, A revolução marcou uma mudança positiva para a comunidade LGBT da Ucrânia. A Ucrânia pró-europeia quer em linha com uma política europeia mais inclusiva.
Crónica de Ricardo Duarte, em Kiev