Cinco filmes a não perder no Queer Lisboa deste ano (com vídeos)
A 19.ª edição do festival de cinema queer traz neste ano filmes que cruzam culturas, nacionalidades, classes sociais. O dezanove.pt destaca cinco filmes que não podes mesmo perder.
Praia do Futuro. Tal como no ano passado, o festival arranca com um filme brasileiro, depois da candura adolescente da auto-descoberta de Hoje eu quero voltar sozinho. Em Praia do Futuro, o realizador brasileiro Karim Aïnouz conta a história da paixão de Donato (Wagner Moura), nadador-salvador, e do piloto alemão de motocross Konrad (Clemens Schick), na sequência de uma tragédia que implicou a morte no mar de um amigo deste último.
Quando? Sexta, 18 Setembro às 22h
Je suis à toi. Um padeiro homossexual belga compra um bilhete de avião a um jovem argentino, não necessariamente homossexual, depois de tê-lo conhecido em vídeos na internet onde implorava que o resgatassem de uma triste vida sem família, amigos e trabalho que se visse. A vida que o padeiro promete é de intimidade sexual e de trabalho a meter as mãos na massa - isto é, a fazer pão na padaria. A coisa complica-se com a entrada em cena de outras personagens.
Quando? Sexta, 25 Setembro às 17h15
Black Stone. Sun, oficial do exército mestiço, de pai filipino e de mãe chinesa, é violado por um superior e descobre posteriormente ser portador de VIH. Um filme que se foca em temas como a família e a imigração.
Quando? Sexta, 25 Setembro às 19h30
Das Zimmermädchen Lynn. A história de uma mulher que trabalha num hotel cuja actividade preferida é arrumar impecavelmente quartos e com um penchant para espiar a vida dos hóspedes. Contudo, um dia, cruza-se com Chiara, prostituta, e desenvolve uma relação bizarra de afecto com ela.
Quando? Sábado, 26 Setembro às 17h15
Eisenstein in Guanajuato. O filme escrito e realizado por Peter Greenaway tem como tema o regresso do cineasta russo Sergei Eisenstein à localidade mexicana de Guanajuato para realizar o filme Que Viva México. Um dos grandes destaques do festival.
Quando? Sábado, 26 Setembro às 22h
Pedro Garcia