Clube Safo lança a Queerentena no mês da Visibilidade Lésbica
O Clube Safo apela a que celebremos Abril como o mês da Visibilidade Lésbica. Ao mesmo tempo a associação disponibilizou uma plataforma para nos ajudar a ficar (melhor) em casa.
Os dias de Distanciamento Social servem para evitar a disseminação da pandemia do COVID-19. As previsões mais optimistas afirmam que este será prolongado até o final do mês de Abril, no qual se celebra o dia da Visibilidade Lésbica (a 26) e também a Liberdade em Portugal.
"Numa sociedade em que existir é também resistir, lutar por espaço e reconhecimento para que as mulheres sejam respeitadas, independente de sua orientação sexual, expressão de género e promover as singularidades e interseccionalidades faz-se necessário. E pode ser feito de dentro de casa, respeitando este período tão difícil," faz saber numa nota enviada às redacções a mais antiga associação de mulheres lésbicas de Portugal.
Para oferecer apoio e de forma a que o distanciamento social não leve ao isolamento nesta época de incerteza, o Clube Safo lança a plataforma QUEERENTENA que oferece uma vasta lista de sugestões de entretenimento, além de conversas, trocas de experiências e vivências também presentes via WhatsApp e no grupo Bate Papo via Skype, com actividades colectivas como o Chá das Safo, que acontece todos os domingos.
Todas as mulheres são bem vindas: a palavra de ordem é sororidade e o amor que as mulheres sentem umas pelas outras.
É notório que em momentos de maior crise, instabilidade e incerteza as minorias são também as mais afectadas, o isolamento é muitas vezes maior, a falta de apoio e acompanhamento também.
Se és alguém que promove algum serviço online; se tens materiais que queres partilhar ou deseja fazer parte dessa corrente de solidariedade entra em contacto com o Clube Safo.
Evitar o contacto presencial é uma das medidas mais importantes a serem tomadas, mas a sensação de pânico e solidão podem ser amenizadas fazendo parte de grupos e colectivos online que proporcionam conforto em tempo de crise.