Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Com apenas 9 anos Sofia Otero ganha Urso de Prata com personagem trans

f.elconfidencial.com_original_773_e1e_010_773e1e010d09fed5522feb7170da55cd.jpg

Com apenas nove anos, Sofia Otero, ganhou Urso de Prata no Festival de Berlim como melhor protagonista do filme “20000 espécies de abelhas” no passado dia 25 de Fevereiro, tornando-se a pessoa mais jovem a ganhar este prémio.

 

Otero interpreta Aitor, Cocó e Lucía, uma menina trans de oito anos, que se muda com a família de França para uma cidade do País Basco para visitar a família materna por uns tempos. Contudo, nesta viagem, a criança, sob o olhar familiar, é chamada como Aitor, como rapaz e, na escola, comentam que conhecem uma menina com pénis.

O filme mostra a afirmação de Lucía, que quer ser reconhecida e respeitada como menina perante todos. Apesar de que na história só demonstram a fase inicial da transformação, a sua estreia coincidiu com a constituição da lei espanhola de que os indivíduos a partir dos 16 anos já não necessitam de processo médico para mudarem de género.

A realizadora Estibaliz Urresola Solaguren afirmou em Berlim que a identidade é um mistério e, aquando dos castings para a personagem em questão, preferiu que fosse uma menina e não um menino a interpretar o papel e ainda acrescentou sobre Otero “É mais fácil. Ela é muito inteligente.”. Com esta escolha, Sofia ganhou o prémio, agradeceu à equipa, à sua família e ainda pelo apoio de uma associação espanhola de famílias de menores trans, assegurando que “quero dedicar a minha vida à actuação.”.

Neste Festival de Berlim, a entrega do Urso de Prata para melhor protagonista foi entregue sem distinção de género, um compromisso de inclusividade do próprio festival.

Rita Vagueiro de Oliveira