Como o arco-íris invadiu a internet este fim-de-semana (galeria de fotos)
A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todos os Estados Unidos da América levou a uma autêntica invasão do arco-íris por toda a internet. Com o surgimento de uma nova ferramenta criada para a ocasião, os utilizadores da maior rede social do mundo, o Facebook, foram impulsionados a aplicar um filtro arco-íris na sua imagem de perfil.
O procedimento durava escassos segundos e teve um efeito multiplicador. O Washington Post escreve que mais 26 milhões de pessoas mudaram a sua foto de perfil para celebrar a decisão do Supremo Tribunal dos EUA. Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, deu o exemplo utilizando o símbolo escolhido pelos defensores da igualdade para as pessoas LGBT.
A conquista nos EUA coincidiu com o fim-de-semana em que se assinalam os históricos motins de Stonewall. Vários pontos do globo aderiram ao efeito arco-íris. Portugal não foi excepção para celebrando a vitória norte-americana, mas também a reboque dos eventos do fim-de-semana em Braga e em Lisboa e da instituição do Dia Nacional Contra a Homofobia e Transfobia. O dezanove foi um dos orgãos de comunicação social que alterou a sua imagem de perfil no Facebook.
Nos Estados Unidos, para além da Casa Branca e Cataratas do Niagara terem mudado de cor, as grandes companhias internacionais viram nesta conquista de direitos uma oportunidade de mostrarem o seu apoio à causa e à comunidade LGBT. Fica a par de alguns destaques aqui:
Várias figuras públicas também pintaram o seu perfil. A ocasião foi aproveitada pelos internautas para replicarem situações hilariantes, como esta passada com um (ex-)fã de Arnold Schwarzenegger:
Na vizinha Espanha a fonte Cibeles alinhou o diapasão pelas cores da igualdade, bem como a Câmara Municipal de Madrid que foi decorada com uma bandeira LGBT. Recorde-se que Espanha comemora este ano os 10 anos da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Já na categoria humorística rapidamente surgiram montagens de fotos com personalidades portuguesas conhecidas por representaram posições contrárias à evolução dos Direitos LGBT, como é o caso de Isilda Pegado.