Conferência sobre Direitos Humanos invadida por Grupo Habeas Corpus
Na passada quinta-feira, uma conferência sobre Direitos LGBT+ que decorria na sede da Ordem dos Advogados (OA), em Lisboa, foi invadida por membros do grupo de extrema-direita Habeas Corpus (HC).
Na conferência “Igualdade em Construção: Os Direitos Humanos das pessoas LGBT+” organizada pela Comissão de Direitos Humanos da OA estavam presentes membros de várias associações de defesa dos direitos das pessoas LGBTI como é o caso da AMPLOS, ILGA Portugal e APAV e ainda o advogado Adolfo Mesquita Nunes e o actor Manuel Moreira.
Entre cinco a sete pessoas encabeçadas por Djalme dos Santos que pertence ao grupo de HC, fundado pelo ex juiz Rui da Fonseca e Castro, interromperam o moderador e proferiram gritos e ofensas aos presentes. A conferência foi interrompida cerca de 15 minutos. Depois os membros de extrema-direita foram expulsos do Salão Nobre da OA.
A bastonária da Ordem dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro, vai avançar com uma queixa-crime.
O grupo HC tem um largo historial de invasão de eventos LGBTI e ameaças a participantes presentes sem que nenhuma consequência sancionatória tenha daí resultado. A impunidade relativamente a este assunto foi motivo de alerta na última edição dos Prémios dezanove.