Continuam os cortes na série Sailor Moon. Agora é a identidade de género (com vídeos) (actualizada)
Os seguidores da série Sailor Moon Crystal, transmitida em Portugal através do canal Biggs, continuam a detectar cortes na versão original. “A censura não se ficou só pelo beijo entre duas raparigas. Infelizmente, e enquanto o anime está a ser exibido, já foram detectadas mais duas censuras muito graves, pois incidem sobre a discussão da identidade de género de uma das personagens”, denunciou ao dezanove, um fã da série.
Em causa estão as falas relativas à identidade de género da personagem Haruka Tenou que foram eliminadas, como se pode confirmar nos vídeos que comparam as versões portuguesa e a original.
Já antes um beijo entre duas personagens do mesmo sexo não tinha sido exibido, levando a que fosse apresentada uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. O canal defende que se tratou de uma “opção editorial do canal”, que tem como público-alvo a faixa etária entre os 8 e os 14 anos.
Entretanto, as séries Sailor Moon Crystal e Shin Chan, também envolvida em polémica, desapareceram da grelha de programação do canal Biggs.
Notícia actualizada a 19 de Dezembro com o útlimo parágrafo.