Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Conversas e filmes LGBT em Setúbal em Julho (com vídeos)

Durante o mês de Julho, todas as terças-feiras, a Casa do Elefante em Setúbal, em parceria com Diana Lima, promove "Diálogos com Género". A partilha, reflexão, arte visual e cinema, associados à orientação sexual e identidade de género serão o mote para estes diálogos. Serão exibidos quatro filmes (um por semana) seguidos de uma conversa informal e/ou actividades complementares sobre os temas abordados.

O público (LGBT ou não) é convidado a contactar com histórias ligadas à orientação sexual e/ ou identidade de género e a reflectir acerca de temas pertinentes à sua realidade. O convite é estendido a pessoas e representantes de Entidades que partilham o seu contexto e a sua acção, proporcionando um espaço aberto à conversa, considerando a perspectiva actual e real das temáticas.
Estes "Diálogos com Género"contam com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, do dezanove e do

Programa Educação LGBT da rede ex aequo. Casa do Elefante, Rua Luís de Camões, n.º 35. Entrada 2€. As sessões começam às 21h.

 

08 Julho – Crescer, Perder e Reencontrar o Eu |"A Vida de Adèle" (2013, França) de Abdellatif Kechiche | 179', Ficção, Drama

Sinopse: Aos 15 anos, Adèle nem sequer questiona este facto: uma rapariga namora com rapazes. A vida dela vai dar uma volta quando conhece Emma, uma rapariga jovem e de cabelo azul, que lhe vai permitir descobrir o desejo e afirmar-se como mulher, e como adulta. Adèle cresce, procura-se a si mesma, perde-se e eventualmente reencontra-se.

 

15 Julho – Amor, Perda e Compaixão | "Tudo Sobre a Minha Mãe" (1999, Espanha) de Pedro Almodóvar | 101', Ficção Drama

Sinopse: Manuela perde o seu único filho Estebán, de 18 anos, num acidente de viação. A grande obsessão do rapaz consistia em saber quem era o seu pai. Após a morte de Estebán, Manuela sente a necessidade de procurar o pai do seu filho. Vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

22 Julho –Transexualidade vs Homossexualidade | "Os Rapazes Não Choram" (1999, EUA) de Kimberly Peirce| 113' Ficção, Drama | Convidada: Carla Ricardo (Psicóloga)

Sinopse: Nascido mulher, Brandon Teena adopta a sua verdadeira identidade como homem e acaba por se descobrir a si próprio e apaixonado no Nebraska. Uma história verídica sobre esperança, medo e a coragem de assumir o que somos. Vencedor do Óscar de Melhor Actriz, HilarySwank, e nomeado para o Óscar de Melhor Actriz Secundária, ChloëSevigny.

 

29 Julho – Eu e os Outros |"A Outra Margem" (2007, Portugal) de Luís Filipe Rocha | 106' Ficção, Drama | Convidado: rede ex aequo (a confirmar)

Sinopse: Ricardo, um travesti que perdeu o gosto pela vida é confrontado com a alegria de viver do seu sobrinho Vasco, um adolescente com síndrome de Down.

 

Luís Veríssimo