Cyberbullying - qual o limite para o humor nas páginas do Facebook?
Páginas como Lady Mustache, A Gaja, Rita Maldita, Portugal 420, Dioguinho o noivo encornado, Sensivelmente Idiota, Bruno Nogueira, Ohdiabooo, Lições para tias entre outras utilizam o humor, a ironia e a crítica nos seus posts. Para além da qualidade dos posts e do alcance dos mesmos, o que diferencia umas e outras é o anonimato.
Enquanto algumas páginas não revelam o(s) autor(es), outras estão ligadas a figuras públicas ou artistas de stand up comedy.
O uso de piadas acerca da alegada orientação sexual ou identidade de género de algumas pessoas é recorrente como mostram alguns prints. Em geral os likes crescem exponencialmente e os comentários dos fãs que se seguem à partilha alinham pela mesma bitola homofóbica, lesbofóbica, bifóbica e transfóbica. Existem comentários de ódio e que incitam inclusive à violência.
Como no Facebook as páginas são auto-moderadas pelos autores, a não ser que exista uma ou várias denúncias, os exemplos de comentários, posts e fotos que incitam ao ódio podem permanecer nos murais de milhares de pessoas durante semanas e semanas.