Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Da vivência trans à dança, novo solo de Aura para assistir em Lisboa

Aura 7≈8 by Konstantina Tsagianni

Partindo sobre questões de género e sustentabilidade, a artista Aura irá apresentar o seu espectáculo '7 ≈ 8', entre os dias 2 e 4 de Março, na Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, transformado o espaço num ambiente imersivo e etéreo.

 

A performance-ambiente criada a partir de meios transdisciplinares, como a cenografia, figurino, som, desenho de luz e dança butoh, "é o culminar do progresso e da mudança na minha pesquisa e prática artística; focadas, a priori, no meu renascimento e, a posteriori, na minha emanação enquanto Aura", explica a artista.

A partir do nome que adoptou, as sete quase oito camadas áuricas são compostas através de uma viagem em torno de si mesma, uma mulher trans e queer, que questiona como transpor sua experiência para uma obra. A proposta de Aura é representar subjectivamente a transição através do movimento, ao mesmo tempo que desconstrói e reestrutura a noção sobre a sua identidade, permitindo que o espectador-sociedade a perceba e interprete livremente.

A artista confessa que esta mudança permitiu que ela e a sua performatividade deixassem um ponto de vista anteriormente negativo sobre o viver, cercado por negação e confrontação para com a sociedade; e, agora, percecionar as coisas positivamente, com aceitação e cura.

Aura 7≈8 Connor-Newson

7 ≈ 8’  é o culminar de uma profunda introspecção e da coragem de desconstruir e reconstruir a sua própria história, partilhando-a.

Aura nasceu em 1997 no Porto e é uma artista transdisciplinar que funde as artes visuais, a performance, o teatro e a dança para explorar questões de género e de sustentabilidade. O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente em Portugal, Polónia, França, Itália, Suécia e Reino Unido.

Os bilhetes podem ser reservados online, através de info.rg6@teatropraga.com / +351 912 191 940 ou pessoalmente na Rua das Gaivotas 6, em Lisboa. As actividades paralelas do espectáculo incluem: workshop entre 23-25 Fevereiro (15-18h) e conversa interfluências a 4 de Março (16h).

Fotos:

1ª: Aura 7≈8 by Konstantina Tsagianni

2ª: Aura 7≈8 by Connor-Newson