Deputados portugueses vão receber preservativos

Esta quinta-feira, 13 de Fevereiro, assinala-se o Dia Internacional do Preservativo com vários eventos. Fica a par das iniciativas que estão a ser preparadas:
Durante a manhã. A Unidade Móvel de Rastreios “Saúde+Perto” da Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) estará durante a manhã junto aos Armazéns do Chiado, em Lisboa, com a distribuição de preservativos e a realização de rastreios ao VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis.
9h. O GAT Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA – Pedro Santos estará no centro de Lisboa a distribuir preservativos. Começa no Marquês de Pombal, desce a Avenida da Liberdade, passando pela Praça do Martim Moniz. Durante a tarde, estão planeadas actividades na zona do Chiado a partir das 14h30.
11h45. Palestra de informação e sensibilização para a importância do uso do preservativo, na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa), intitulada “Preservativa-te contra a sida”. Estarão presentes o director do Programa Nacional para a Infecção VIH/sida, António Diniz, e alguns embaixadores da campanha “VIH/sida em Portugal - 30 anos: reflectir e agir”, como os actores Sabri Lucas e Quimbé, o jornalista desportivo Fernando Correia, entre outros.
14h30. Um grupo de representantes das várias ONG relacionadas com a área VIH/sida, personalidades mediáticas e jovens entre os 16 e os 23 anos, com t-shirts alusivas à Campanha "VIH/sida em Portugal - 30 anos: reflectir e agir”, vão distribuir, na entrada principal do Parlamento, preservativos e materiais informativos aos diferentes grupos parlamentares.
17h. A distribuição dos preservativos do GAT termina em frente ao Teatro São Carlos, com a colaboração da cantora Rita Redshoes.
18h. Na Fnac do Centro Comercial Alegro, em Alfragide, estará presente António Diniz, bem como personalidades de destaque que apoiam a Campanha “Infecção VIH/sida em Portugal – 30 anos: reflectir e agir”. Na loja serão distribuídos preservativos e folhetos informativos.
Está ainda previstas, noutros pontos do país acções a cargo da Associação Existências (Coimbra), da Associação Médicos do Mundo (Lisboa e Porto), do Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce de Faro, da Cooperativa de Solidariedade Social Acompanha (Peniche), da Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a Sida (Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto e Setúbal) e do Movimento de Apoio à Problemática da Sida (Faro).