(Des)Igualdade: a luta pela igualdade através da fotografia
“As lutas contra o preconceito fazem-se de diversas formas mas, no final, tudo ajuda na mudança. Até os gestos mais pequenos que possam, à primeira vista, parecer irrelevantes.”
Foi através deste pensamento que Inês Costa Monteiro e Daniela Beiçudo, duas jovens namoradas que formam um casal, criaram o projecto fotográfico (Des)Igualdade: duas namoradas, duas máquinas fotográficas.
Inicialmente, começaram por fotografar os mesmo objectos para testarem a visão desigual do mundo de cada uma. Assim, surge o primeiro ensaio. Depois de o publicarem no Facebook pessoal de cada uma, o feedback que tiveram foi tanto e tão bom que continuaram com o projecto. Pouco tempo depois, o segundo: (Des)Igualdade: turistas por um dia. Aqui delinearam um percurso com objectos que caracterizavam aquilo que um turista procura quando deambula por uma cidade nova.
O grande passo aconteceu quando realizaram o terceiro ensaio fotográfico: (Des)Igualdade: Retratos espelhados. Fotografaram-se uma à outra, à mesma distância focal em locais emblemáticos da cidade de Lisboa para, segundo as próprias, “mostrar que são iguais a todas as outras pessoas, que gostam de passear na rua e são iguais uma à outra dentro da relação que criaram”. A luta contra o preconceito começa, de forma vincada, nesta fase do projecto.
Na entrevista que deram ao P3, do Público, querem mostrar que são pessoas normais como todas as outras e que na sua relação não existe o estereótipo que existe, muitas vezes, associado aos casais LGBT, onde um dos membros, neste caso, se parece com um rapaz. “Ambas somos princesas”, declararam.
“Isto não é uma excepção porque existe vários casais tanto lésbicos como gays em que as duas pessoas têm uma aparência tão normal que nunca ninguém desconfiaria que teriam uma orientação sexual diferente. E assim é que tem que ser. Nós não temos que parecer nada. Há quem possa parecer, mas isso é uma opção de cada um, não tem que haver o estereótipo de..”, revelam ao dezanove.pt.
Ontem, realizaram outro ensaio fotográfico. Desta vez mais intimista. Na casa onde são felizes, com os seus gatos, mostraram de novo que afinal ser-se LGBT não é nada de outro mundo. (Des)Igualdade: uma casa, dois gatos, é o 4º ensaio fotográfico deste projecto que promete não ficar por aqui.
Crédito das fotos: Inês Monteiro e Daniela Beiçudo