Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Destaques queer do Festival Política em Braga

fpolitica braga

O Festival Política sobe a Braga, de 4 a 6 de Maio. Durante três dias, com a Pós-Democracia enquanto tema central, a capital do Minho recebe um programa inclusivo e de entrada livre que se foca na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, da intervenção cívica e dos direitos humanos.
 
As canções de José Mário Branco interpretadas por JP Simões, o espetáculo que celebra Natália Correia, a “Edição quase quase política” dos prémios Monstros do Ano com Fernando Alvim, e o Cara-a-cara com os/as deputados/as são alguns dos momentos a não perder. No que respeita a temática queer destaque para a participação do Rodrigo Saturnino e a festa Disque.pt, a par dos filmes. Toma nota:
 
4 de Maio
18h
“A gente só existe porque se reinventa”: a criatividade fundamental à experiência brasileira em Portugal — conversa
1º piso – sala de convívio. Gessica Borges, mulher negra, académica e ativista, convida Rodrigo Ribeiro Saturnino aka ROD, pesquisador e artista visual, para uma conversa sobre as nuances da experiência imigrante em Portugal. Com interpretação para LGP.
 
19h 
Sessão “Especial Brasil” — cinema + conversa
1º piso – sala convívio. Após a exibição das duas curtas segue-se uma conversa com Kitty Furtado, investigadora do projeto MigraMediaActs, da Universidade do Minho. Com interpretação para LGP.
 
“Seremos ouvidas”, Larissa Nepomuceno, 13’ (Brasil)
Como existir numa estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, partilham as suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

 

“Paulo Galo: Mil faces de um homem leal”, Iuri Salles e Felipe Larozza, 19’ (Brasil)

Paulo ‘Galo’ Lima ganhou destaque com o movimento dos entregadores antifascistas e, em 2021, foi preso após a ação que ateou fogo na estátua do Borba Gato, em São Paulo. Para ele, ‘faltou tempo’ dentro da cadeia. Conheça a verdadeira história de Galo.
 
 
6 de Maio
17h30 
Disque.pt — festa
Terraço. A maior produtora de festas LGBT+ e eventos para a comunidade Brasileira imigrante em Braga marca presença no Festival com um DJ Set de Lucas de Freitas e a performance DisquePOP da drag queen Mango Green. É para dançar.   
 
Mais informações em  www.festivalpolitica.pt