Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Detectados 3 novos casos de infecção de VIH por dia em Portugal

mapa portugal.jpg

O relatório anual sobre a situação do VIH/sida do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge aponta para 1.068 novos casos de infecção detectados em 2017, o que corresponde a uma média de cerca de três casos por dia.

 

Segundo avança a agência Lusa, a forma de transmissão predominante nos casos detectados no ano passado foi a sexual, com os casos de transmissão heterossexual a representarem quase 60 por cento enquanto os casos de homens que fazem sexo com homens representam 37 por cento. De destacar que os casos de transmissão nos homens que fazem sexo com homens representaram mais de metade do total de novos diagnósticos em homens.

O contacto sexual representa 63 por cento de todos os casos de infecção por VIH/sida existentes até final de 2017. "O consumo de drogas injectadas está associado à segunda maior fracção desse total (33 por cento), contudo, essa proporção reflecte as características da epidemia nacional em décadas passadas e não as apresentadas na actualidade", aponta o mesmo estudo, citado pela Lusa.

O documento assinala que entre 2007 e 2016 os casos de transmissão por contacto heterossexual reduziu 45 por cento, entre utilizadores de drogas injectadas diminuiu 90 por cento, enquanto se observou um aumento de 29 por cento nos homens que têm sexo com homens.