Discurso da drag queen que denuncia a homofobia na Irlanda dá a volta ao mundo (com vídeo)
É o mais recente vídeo viral irlandês, já foi visto mais de 450 mil vezes no YouTube e alvo de reportagens por parte de meios tão distintos como a BBC ou o Washington Post.
A drag queen irlandesa Panti Bliss subiu ao palco do Teatro Abbey de Dublin para fazer um discurso apaixonado de 10 minutos a denunciar a homofobia que existe na Irlanda. Panti Bliss é uma criação de Rory O’Neill, conhecido no país também pela defesa dos direitos LGBT. Na origem deste discurso está o facto de a televisão pública nacional, a RTE, ter sido obrigada a pagar 85 mil euros à associação católica Iona, depois de Rory O’Neill ter descrito na televisão aquela entidade como homofóbica. A Iona ameaçou processar a RTE por essa acusação ter ido para o ar, apesar de ser público que a organização publica vídeos discriminatórios contra a população LGBT.
No Twitter sucedem-se os comentários, usando as hashtags #TeamPanti e #Pantigate. No canal oficial de Panti Bliss no YouTube, o vídeo foi já legendado para 11 línguas, português (por enquanto) não incluído.